A dupla obteve o 2º melhor desempenho entre todas as categorias
Por isso, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.
Por exemplo, os Foguetes e bases de lançamentos construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
O evento coordenado pelo Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e realizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agencia Espacial Brasileira (AEB).
Contudo, a equipe do curso de Licenciatura em Química da UEMS alcançou o feito de 258 metros de distância sagrando-se Campeã de sua categoria e obtendo o segundo lugar geral entre todas as categorias.
O evento contou com a participação de 66 equipes.
A participação da equipe da UEMS Naviraí teve início com a etapa regional desta competição que realizada no município, durante o mês de maio, como parte das atividades do 1º Ciclo Acadêmico de Química, e como um desafio “maker” das disciplinas de Física 1, da profa. Dra. Tarsila Marília de Oliveira, e Físico Química 1, da profa. Dra. Daniela Cristina Manfroi Rodrigues.
Naviraí Mostra Brasileira Foguetes
“Didaticamente, o desafio de “construir foguetes de garrafa PET” é uma excelente alternativa de metodologia ativa de ensino, pois aborda questões vinculadas as disciplinas do curso e o evento realizado em Naviraí e aberto a comunidade sendo caracterizado como uma ação de extensão universitária. Desta forma, este evento regional, o qual contou com a participação de 12 equipes, foi cadastrado como seletivo o que permitiu a inscrição no evento nacional (MOBFOG)”, relatou o coordenador do curso, prof. Dr. Euclésio Simionatto.
Contudo, realizados esforços de todos os lados para viabilizar a participação da equipe na Mostra Brasileira De Foguetes e os alunos fizeram uma grande preparação para participar do evento nacional, com objetivo de melhorar o desempenho dos lançamentos, testando várias estratégias, o que resultou neste excelente resultado, premiando o esforço da equipe.
O coordenador do curso destaca que a participação dos acadêmicos em eventos nacionais é de extrema importância para as atividades universitárias e para a formação complementar dos alunos, ativando seu protagonismo e capacidades de fazer networking nestas situações.
Ressalta ainda, que este tipo de participação de alunos do curso com muito impactado pelos anos de restrição devido à pandemia e a nova proposta do “Ciclo Acadêmico de Química”, implementado este ano, traz a possibilidade de atividades diversas que reativa e incentiva sua participação em eventos dentro e fora da universidade.
Sendo assim, a equipe, professores e coordenação do curso de Química agradecem o apoio recebido por meio da PROEC e Reitoria, que viabilizou as passagens para a participação neste evento.
Agradecimento também à comunidade acadêmica da UEMS de Naviraí (professores/técnicos) pela contribuição para custear a viagem e inscrições da equipe.
Fonte: uems