No momento, você está visualizando Naviraí mobiliza a sociedade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com foco também na Violência Digital
Naviraí começa campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Objetivo é onscientizar a sociedade Foto: Reprodução

Naviraí mobiliza a sociedade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com foco também na Violência Digital

Naviraí começa campanha pelo fim da violência contra as mulheres

A Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), deu início às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma campanha internacional que busca conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir e combater todas as formas de violência contra mulheres e meninas.

O objetivo é estimular, promover, fortalecer as  redes de atendimento, incentivar denúncias e ampliar a consciência social, ressalta a Coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres de Naviraí Naiza Capuci Sacuno.

Violência digital

A vice-prefeita e Gerente de Assistência Social, Maria Telma Minari, chama atenção para a Violência Digital. Nesse sentido, destaca que esse é um dos principais desafios contemporâneos, especialmente para mulheres e meninas. Durante os 21 Dias de Ativismo, Naviraí reforça a importância do enfrentamento a esse tipo de agressão. Essa violência cresce de forma acelerada no mundo e afeta principalmente adolescentes e mulheres jovens. Segundo Maria Telma, “é fundamental que toda a sociedade compreenda que a violência digital também é violência de gênero”. Além disso, provoca danos profundos e precisa ser combatida com informação, acolhimento e denúncia.

Qualquer divulgação ou ameaça de divulgação de imagens íntimas, exposição pública sem consentimento, perseguição virtual (stalking) ou aliciamento de meninas e adolescentes por meio de aplicativos é CRIME.

Naviraí mobiliza a sociedade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com foco também na Violência Digital.

O prefeito Rodrigo Massuo Sacuno reforça o comprometimento da gestão municipal. Assim, apoia a prevenção e o enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas, ressaltando a urgência do combate.

Ele destaca: “Essas formas de violência causam danos emocionais, psicológicos e sociais profundos, podendo resultar em isolamento, sofrimento extremo e até risco de violência física. Frente a isso, Naviraí reforça que a violência digital é crime e deve ser denunciada.

O CRAM, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e o PROMUSE atuam de forma integrada, principalmente para garantir acolhimento, orientação e proteção às vítimas de violência, incluindo a violência digital.

Os principais canais de denúncia são:

  • o 180 – Central de Atendimento à Mulher;
  • o Ministério Público;
  • e as Delegacias Online da Polícia Civil, para denúncias de crimes digitais, ameaças, perseguição, vazamento de imagens e outras violações.

Naviraí, nesse sentido, reforça seu compromisso de manter ações permanentes de prevenção e enfrentamento à violência. Além disso, fortalece o trabalho intersetorial e amplia o acesso das mulheres à informação, acolhimento e proteção, sobretudo para garantir uma rede segura e eficaz de apoio.

Fonte: PM Naviraí