No momento, você está visualizando NATAL: Veja como a data se tornou uma festa mundial
Veja com detalhes como as pessoas transformaram o Natal, ao longo dos anos, em uma festa mundial. Foto: Reprodução/Maxim Shemetov/Reuters

NATAL: Veja como a data se tornou uma festa mundial

Do nascimento de Jesus às tradições globais, entenda como o Natal se transformou em uma festa mundial que une fé, cultura e costumes ao redor do planeta

O Natal é um feriado cristão que celebra o nascimento de JesusNo entanto, você sabia que os primeiros seguidores de Jesus não comemoravam anualmente seu nascimento? Ao longo do texto, entenda como o Natal se tornou uma festa mundial.

Ou que o Papai Noel é inspirado pelos atos de bondade de um santo cristão do século 4? E que no Japão, uma tradição moderna envolve comer frango frito no Natal?

Desde o início do século XX, o Natal evoluiu de um feriado religioso para uma celebração cultural popular em todo o mundo. Trocar presentes, cartões e decorar árvores de Natal virou tradição para cristãos ou não.

Origens e história inicial do Natal – Veja como a data se tornou uma festa mundial

Os primeiros seguidores de Jesus não comemoravam seu nascimento, mas focavam na ressurreição, celebrada na Páscoa.

A história do nascimento de Jesus aparece apenas nos Evangelhos de Mateus e Lucas, que trazem detalhes diferentes, mas ambos afirmam que Jesus nasceu em Belém.

O dia, mês e ano exatos do nascimento de Jesus são desconhecidos, segundo Christine Shepardson, professora da Universidade do Tennessee. A tradição de celebrar o nascimento em 25 de dezembro surgiu apenas no século 4.

“É difícil enfatizar demais o quão importante é o século 4 para construir o cristianismo como o vivenciamos em nosso mundo hoje”, disse Shepardson.

Foi nesse período, sob o imperador Constantino, que os cristãos passaram a se reunir em igrejas.

Algumas teorias apontam que a data coincide com festivais pagãos do solstício de inverno, como a celebração romana do Sol Invictus, em 25 de dezembro.

A maioria dos cristãos celebra o Natal em 25 de dezembro, mas algumas tradições ortodoxas orientais comemoram em 7 de janeiro, seguindo o calendário juliano, 13 dias atrás do gregoriano.

Os corais natalinos têm origem em tradições europeias, em que pessoas iam de casa em casa para renovar laços e desejar sorte, saúde e riqueza para o novo ano.

“Eles recitavam poesias, cantavam e às vezes apresentavam uma esquete. A ideia era que esses atos trariam boa sorte para influenciar uma colheita futura”, escreve Kennedy.

Frango frito no Japão

Entre as tradições natalinas globalizadas, destaca-se o KFC no Japão. Em 1974, a rede lançou uma campanha de Natal vendendo frango frito com vinho para festas natalinas.

A ideia surgiu após um funcionário ouvir um cliente estrangeiro dizer que, sem peru no Japão, celebraria o Natal com Kentucky Fried Chicken.

“Isso realmente ficou”, disse Smith. “E ainda hoje, você tem que pedir seu KFC com meses de antecedência para garantir que vai recebê-lo no dia de Natal.”

Por fim, em 2025, o KFC inaugurou um restaurante temporário de Natal em Tóquio. No menu, batatas e frango frito de entrada, bife, filé de frango e massa de prato principal e bolo com sorvete de sobremesa – todos com opções de vinho para harmonizar.

Fonte: g1