O Museu abrirá até o fim do mês de outubro, dentro de um lago que faz parte da Nascente Azul
A cidade turística de Bonito no Mato Grosso do Sul ganhará o primeiro Museu subaquático de água doce do mundo. Esse museu debaixo da água está previsto para ser aberto até o fim do mês de outubro dentro de um lago que faz parte da Nascente Azul. Uma propriedade privada que oferece, desse modo, flutuação, mergulho com cilindro e balneário com diversas atividades.
Trata-se do primeiro Museu Subaquático do mundo instalado em água doce. Projetado, dessa forma, dentro de um lago com cerca de 4 mil metros quadrados e 4 metros de profundidade. No local, atualmente já ocorrem mergulhos com cilindro. Assim, os visitantes poderão, definitivamente, nadar lado a lado com peixes de diferentes espécies comuns na região, como o piraputanga, pacu, lambari, dourado e o piau.
Museu subaquático integra biodiversidade da água
Segundo a empresa, a ideia foi criar, portanto, um espaço em que artistas locais pudessem exibir suas obras e expressar sua arte. Assim, a primeira exposição contará com estátuas submersas que vão abordar temas como sustentabilidade e preservação ambiental – vale ressaltar que Bonito é referência em ecoturismo no Brasil, com princípios de preservação seguidos à risca pelas propriedades privadas.
Imersas no lago, as obras de arte vão se integrar com a biodiversidade da água, servindo de abrigo para os peixes. Com o tempo, as estátuas serão lapidadas junto ao ecossistema da água e a alta concentração de calcário, deixando-as ainda mais interessantes e incorporadas à natureza.
Instrutor credenciado
Instrutores credenciados acompanham o mergulho que pode ser feito por até quatro pessoas ao mesmo tempo. Inclui-se também as crianças, com idade a partir de 10 anos. Aliás, elas costumam apreciar a experiência.
O museu subaquático de Bonito tem padrão internacional de segurança
A atração é o único mergulho do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.
Com estrutura completa de lazer e ecoturismo, a Nascente Azul conta ainda com flutuação em águas cristalinas, trilhas para contemplação da mata, balneário com praia, quiosques e circuito de aventura sobre o lago, pêndulo humano, tirolesa, bar e restaurante, além de vários outros pontos.
Ft: catracalivre/cnn