Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá questões discursivas e 2ª etapa focada na área de conhecimento escolhida pelo aluno
Primordialmente, as mudanças no Enem visam adequar o exame ao novo Ensino Médio. Pois, o mesmo vai estar totalmente implantado em três anos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta segunda-feira (14) um parecer que define mudanças. Sobretudo, no modelo do exame a partir de 2024.
Porém, o novo Enem terá questões discursivas. E ademais, a 2ª etapa será focada na área de conhecimento do aluno. Pois, o texto sugere a criação de uma etapa exclusiva com questões da área de conhecimento escolhida pelo estudante. O objetivo é que o novo Enem esteja adaptado a esse modelo de ensino mais “livre”. Igualmente guiado pelos projetos de vida de cada jovem.
Sendo assim, em dezembro passado, o CNE aprovou em comissão um parecer inicial sobre a nova versão da prova.
Contudo, o novo documento detalha que a avaliação vai passar a ter questões discursivas. Como também de múltipla escolha.
Mudanças do Enem no Ensino Médio
Assim será feita a distribuição das questões:
- 1ª etapa: redação + perguntas de formação geral
- 2ª etapa: perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante
Conforme a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, quem vai ficar responsável por indicar quais cursos são abrangidos por cada área será a instituição de ensino superior. “É uma grande mudança, principalmente a segunda etapa. Porque cada aluno vai poder escolher uma área que corresponda ou esteja mais próxima ao curso que ele quer ingressar”.
As mudanças no Enem ocorrem devido a reforma do Ensino Médio. Onde haverá aulas focadas nas áreas escolhidas pelos alunos