Você está visualizando atualmente MS tem 5 unidades frigoríficas para exportar carne bovina
Cinco unidades frigoríficas, de quatro empresas, de MS (Mato Grosso do Sul) receberam a habilitação da China para exportação de carne bovina.

MS tem 5 unidades frigoríficas para exportar carne bovina

Cinco unidades frigoríficas, de quatro empresas, de MS (Mato Grosso do Sul) receberam a habilitação da China para exportação de carne bovina. O anúncio feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na terça-feira (12). Ao todo, foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termo processamento e cinco entrepostos.

As empresas de MS com frigoríficas autorizadas para carne bovina:

  • JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos
  • Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos
  • Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos
  • Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. Mas, as equipes técnicas chinesas que recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por isso, até o início de março deste ano, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos.

Sendo assim, a China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.

Qual a porcentagem de exportação de carne bovina?

A exportação de carne bovina já representa 3% das exportações brasileiras e um faturamento de 6 bilhões de reais. Representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) ou 30% do PIB do Agronegócio, com um movimento superior a 400 bilhões de reais, que aumentou em quase 45% nos últimos 5 anos.
Fonte: g1 ms