MS inaugura 1ª escola pública de equitação do Estado
Com foco na inclusão social e no fortalecimento da relação entre a segurança pública e a comunidade, o Governo de MS inaugura nesta quinta-feira (25), às 17h, a primeira escola pública de equitação do Estado. O projeto, coordenado pela Polícia Militar por meio do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada (EIPMMont), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, oferece aulas gratuitas de hipismo para estudantes da rede pública estadual.
A proposta é pioneira: unir esporte, disciplina e formação de valores para transformar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira etapa, 20 alunos com idades entre 7 e 16 anos, das escolas estaduais Dolor Ferreira de Andrade, Hércules Maymone e Lúcia Martins Coelho, serão atendidos.
Estudantes receberão kit com equipamentos
Logo na inauguração, os estudantes receberão um kit completo com todos os equipamentos necessários para a prática segura da equitação: capacete, duas camisetas do projeto, culote, bota e colete de proteção. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, nos períodos da manhã e da tarde, e serão inicialmente teóricas, com foco em adaptação aos equipamentos, regras de conduta e primeiros contatos com os animais. Depois da fase inicial, os alunos iniciam o treinamento prático com 10 cavalos da corporação, aprendendo técnicas de passo, trote, galope e salto.
“Trata-se de um projeto que alia esporte, educação e cidadania. A equitação, historicamente restrita a poucas camadas sociais, agora se torna uma ferramenta de transformação acessível a crianças e adolescentes da rede pública”, afirma comandante da Cavalaria, tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima.
Hipismo para todos: quebrando barreiras
O projeto “Cavaleiros do Futuro” vai muito além de montar cavalos. Isto é, ele propõe um modelo de formação integral. Ademais, os alunos serão acompanhados com avaliações bimestrais. As avaliações são de desempenho escolar e comportamento. Além disso, eles receberão reforço pedagógico. Isso ocorrerá quando for necessário. Porquanto, a frequência e o rendimento escolar são critérios obrigatórios. Em suma, ambos são para a permanência nas aulas.
De antemão, várias pesquisas no Brasil apontam que o contato com cavalos é benéfico. Como resultado, ele é benéfico para o desenvolvimento emocional e social de jovens. Ele estimula características como responsabilidade e empatia, assim como autoestima, paciência e foco. Por fim, são valores fundamentais para a formação do caráter e a convivência comunitária.
Base rural reforça sustentabilidade do projeto
Na sexta-feira (26), às 10h, a Polícia Militar também inaugura oficialmente a chácara do EIPMMont, localizada nas Chácaras Reunidas Nasser, no Município de Jaraguari (MS). O local tem 40 hectares de área. Além disso, ele conta com infraestrutura adequada. O local servirá para a criação, alimentação e reprodução dos cavalos. O policiamento e o projeto, por sua vez, utilizarão esses animais em suas atividades.
A estruturação da chácara foi viabilizada. Em primeiro lugar, por parcerias com órgãos estaduais. A saber: Sejusp, Seilog, Agesul, Agraer e Sanesul. Ademais, houve aportes financeiros e materiais da Central de Execuções de Penas Alternativas (CEPA) e de empresas privadas. Ao todo, mais de R$ 523.816,00 mil reais foram investidos. Os investimentos foram em serviços fundiários. São eles: Cadastro, Georreferenciamento e CAR. Da mesma forma, houve investimentos em licença ambiental para supressão vegetal. E ainda, em limpeza, gradagem, adubação, semeadura e cercamento. E, por último, em formação de pastagens e melhorias hidráulicas e elétricas.
Fonte: Secom/Gov.br