No momento, você está visualizando MS enfrenta mudanças no tempo com possibilidade de chuvas e vendavais nesta terça
Segundo informações do Cemtec, chuvas e vendavais devem comandar o tempo em MS nesta terça-feira (19). Foto: Gov.MS

MS enfrenta mudanças no tempo com possibilidade de chuvas e vendavais nesta terça

Nesta terça-feira (19), o dia começa com sol em MS, mas ao longo dia, tem grandes chances do tempo mudar e chuvas e tempestades atingirem o estado

A terça-feira (19) em Mato Grosso do Sul (MS) será marcada por sol com aumento de nebulosidade, mas o tempo muda ao longo do dia, com possibilidade de chuvas, tempestades com raios e rajadas de vento em várias regiões do estado. As condições são resultado da chegada de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão atmosférica. Aliados ao transporte de calor e umidade, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Com a frente fria, as temperaturas caem em algumas regiões, principalmente no Sul do estado, com mínimas entre 14°C e 16°C. Em Dourados, os termômetros devem variar de 19°C a 32°C; em Ponta Porã e Iguatemi, de 18°C a 32°C; e em Amambai, de 18°C a 33°C. Já no Pantanal e sudoeste, o calor persiste: Porto Murtinho deve registrar mínima de 19°C e máxima de 37°C. Enquanto Corumbá e Aquidauana podem chegar a 37°C e 36°C, respectivamente.

Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 20°C e 22°C e máxima de até 34°C. Contudo, os ventos, que nesta terça sopram do quadrante norte, mudam para o sul na quarta-feira. Com intensidade de 40 a 60 km/h e rajadas que podem passar de 60 km/h.

Alertas de vendaval e tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para toda a população:

  • Vendaval: ventos de 40 a 60 km/h, entre 12h e 18h, podendo causar queda de galhos, afetando 79 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Bonito e Amambai.
  • Tempestade: ventos de 60 a 100 km/h, chuvas intensas e possibilidade de granizo até a madrugada de quarta-feira, atingindo 32 municípios, como Dourados, Amambai, Bonito, Ponta Porã e Corumbá.

O instituto orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres e placas, desligar aparelhos elétricos durante tempestades. E seguir orientações da Defesa Civil. Em caso de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Segundo especialistas, o sistema de baixa pressão chegou ao Estado (18), provocando chuvas e trovoadas principalmente em Amambai. Sete Quedas. Ponta Porã, Dourados e Mundo Novo. Por outro lado, a chuva deve ocorrer de forma isolada nas regiões Sul, Sudoeste e Centro. O tempo seco retorna já na quinta-feira. Com calor intenso e baixa umidade.

Fonte: Cemtec