A Conab aponta um aumento na estimativa da produtividade média em razão de chuvas, ainda que em pequena quantidade, terem favorecido o enchimento de grãos das lavouras tardias.
Mato Grosso do Sul deve produzir 12,059 milhões de toneladas de milho na segunda safra do cereal, também chamada de “safrinha” ou produção de inverno. Os dados foram divulgados na estimativa de agosto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada no dia 10.
O estudo tem um ligeiro ajuste para cima na projeção frente aos números de julho, que indicavam um volume de 11,992 milhões de toneladas. A Conab aponta um aumento na estimativa da produtividade média em razão de chuvas, ainda que em pequena quantidade, terem favorecido o enchimento de grãos das lavouras tardias.
Números
- Área cultivada: 2,245 milhões de hectares (3,9% a mais que no ciclo 2022)
- Produtividade média: 89,5 sacas por hectare (queda de 5,3%)
- Produção: 12,059 milhões de hectares (queda de 1,6%)
Como funciona o milho safrinha?
O milho safrinha ( 2ª safra) é o milho de sequeiro cultivado após a primeira safra, a qual normalmente é a cultura de que tem maior investimento financeiro pelos produtores. Sua semeadura varia de outubro a dezembro, enquanto a da safrinha, vai de janeiro a abril.
Qual a diferença entre o milho safra e safrinha?
A safrinha corresponde ao cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro, ou seja, uma plantação em solo firme. Já a safra é o período em que o produtor investe seus recursos na esperança de uma maior produtividade devido às condições climáticas, ou seja, com a chegada das chuvas.
Quanto tempo dura a safra de milho?
Quantos dias dura a safra do cereal? A duração de uma safra de milho varia entre 85 e 120 dias. Esse é o tempo do ciclo completo da cultura, da semeadura à colheita do milho.
Fonte: canalrural