Mato Grosso do Sul (MS) atingiu 95,6% do plantio de soja para a safra 2025/26, o que corresponde a 4,583 milhões de hectares semeados, conforme dados atualizados da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho), divulgados (26). Com o avanço da semeadura, o Estado se aproxima da conclusão de mais uma safra de soja, que deve alcançar 4,7 milhões de hectares, representando um aumento de 6% em relação ao ciclo anterior.
Conforme o documento, a produtividade média estimada é de 52,8 sacas por hectare, com uma projeção de produção total de 15,1 milhões de toneladas.
O ritmo acelerado do plantio é observado principalmente nas regiões Centro e Sul, que já superaram 96% do plantio. A Região Centro, que inclui municípios como Campo Grande e Sidrolândia, lidera o avanço com 96,7% da área semeada, seguida pela Região Sul, com 96,4%.
Na Região Norte, o plantio atingiu 90,7% até o momento
A maior parte das lavouras, que se encontram nas fases finais de desenvolvimento vegetativo e início do estádio reprodutivo, apresenta boas condições, com 93,7% das áreas avaliadas como boas. A floração e a formação de vagens já são visíveis nas áreas mais adiantadas.
Entretanto, a irregularidade climática nas últimas semanas gera preocupações. A Região Sul, que é uma das mais afetadas pelas variações no clima, apresenta aproximadamente 20% das lavouras em condição regular.
A projeção da entidade para a safra 2025/2026 prevê o aumento da área plantada, com expectativa de que o estado ultrapasse os 4,7 milhões de hectares. Apesar de o plantio estar em fase final, o setor agrícola continua atento ao clima. Com a previsão de um trimestre de La Niña que pode afetar as chuvas e as temperaturas.
O fenômeno, que é de baixa a moderada intensidade, traz incertezas sobre a distribuição das precipitações, que podem ser irregulares, afetando as lavouras. O acompanhamento contínuo das condições climáticas e das lavouras será crucial para confirmar a safra recorde de 15,1 milhões de toneladas. Contudo, um aumento de 2% em relação ao ciclo anterior.
Fonte: Aprosoja




