Você está visualizando atualmente Morre aos 88 anos Bill Russell, lenda da NBA e do Boston Celtics
Bill Russell morre aos 88 anos

Morre aos 88 anos Bill Russell, lenda da NBA e do Boston Celtics

Em 2010, o histórico camisa 6 dos Celtics recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por sua atuação

No domingo (31/7), faleceu uma das maiores lendas da história do basquete. Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e medalha de ouro com os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de de Melbourne em 1956, morre aos 88 anos.

” Bill Russell, o campeão mais prolífico da história do esporte americano, morre pacificamente hoje aos 88 anos, com sua esposa, Jeannine, ao seu lado. Sendo assim, os arranjos para seu serviço memorial serão em breve”, informou o perfil oficial do ex-jogador.

Enquanto jogador, o ex-pivô só vestiu a camisa do Boston Celtics, com quem além dos títulos da NBA, também foi eleito cinco vezes MVP da principal liga de basquete do mundo.

Logo depois de se aposentar, Russell foi técnico dos Celtics de 1966 a 1969, conquistando o título da NBA das temporadas 1967–68 e 1968–69. Posteriormente, ainda comandou o Seattle SuperSonics e o Sacramento Kings.

Morre aos 88 anos Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e ídolo dos Celtics

A importância de Bill Russell

Aliás, por conta de toda a sua importância pelos Celtics, inclusive ganhou uma estátua em 2013, no City Hall Plaza, com os seus 11 títulos conquistados como jogador e treinador da franquia representados.

Além da sua importância nas quadras, Russell também teve papel fundamental como ativista no esporte. Lutando por algumas das principais causas, sobretudo a luta contra o racismo.

Além de ser o atleta mais vitorioso da liga, Bill Russell foi um grande ativista fora das quadras por décadas. Ele chegou a boicotar uma partida em 1961 para protestar contra “a discriminação tolerada por tempo demais”.

Em 2010, o histórico camisa 6 dos Celtics recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por sua atuação. A NBA, por meio de seu comissário Adam Silver, prestou homenagem ao ex-pivô. “Bill Russel foi o maior campeão de todos os esportes coletivos”, iniciou o comunicado.

“Ele representou algo muito maior do que os esportes: os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele estampou no DNA de nossa liga”, apontou a nota do comissário.

Fonte: bandsports