Saiba tudo sobre o vídeo do momento em que o meteoro bólido passa pelos céus de Maracaju e outras cidades de MS:
Moradores da cidade de Maracaju e de outras quatro cidade do estado vizinho do Mato Grosso conseguiu ver na madrugada de domingo (25) para essa segunda-feira (26) a passagem raríssima de um meteoro bólido.
Dessa forma, o objeto flagrado pelas câmeras de monitoramento climático do site Clima Ao Vivo.
Conforme a explicação do próprio site, asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Então, quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, até fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia podem aquecer instantaneamente e ionizar os gases atmosféricos.
A partir disso, surge uma bolha de plasma que brilha intensamente ao mesmo tempo que vaporiza a rocha espacial de fora para dentro. Esse fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro em si é apenas o fenômeno luminoso, não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, também chamado de estrela cadente.
Sendo assim, ainda segundo a explicação, de maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso o meteoro, e quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera.
Maracaju passagem meteoro
O chamado meteoro bólido (fireball) é mais brilhante do que o planeta Vênus (magnitude visual -4) a uma distância de 100 km. O bólido indica um evento explosivo.
Já quando o meteoro mais brilhante do que uma magnitude visual de -17 é chamado de superbólido e indica provável geração de meteoritos (meteoro que chega ao solo e encontrado detritos dele). Sempre são explosivos, grandes e muito luminosos.
Fonte: gov.ms