Na Alemanha, missão do Sistema Fiems busca intercâmbio na área de educação
Uma missão formada por representantes do Sistema Fiems busca intercâmbio na área de educação por isso, esteve nesta semana em Berlim, na Alemanha. O grupo visitou uma escola pública secundária e as sedes da secretaria de educação da capital alemã e da embaixada brasileira naquele país.
Dessa forma, a comitiva formada pelo vice-presidente regional da Fiems, Zigomar Burille, o superintendente regional do Sesi, Régis Borges, e pelo assessor especial do Sesi Almir Ferreira.
Por isso, a escola Kurt-Schwiters oferece um sistema bilíngue alemão-português. A missão brasileira recepcionada pela diretora Katrin Kundel. No encontro, apresentadas as plataformas de ensino da unidade, com objetivo de implantação da metodologia nas unidades da Escola Sesi em Mato Grosso do Sul.
O grupo também conheceu o modelo dual da escola, em que o aluno pode escolher entre seguir carreira técnica ou acadêmica.
Na visita à Secretaria de Educação de Berlim, o grupo recebido pelo chefe do departamento de educação básica, adultos, aprendizagem contínua e educação extracurricular, Dr. Ulrich Raiser, e pelo responsável pela educação de adultos e digitalização, Bernhard Stelzl. Mas, o encontro serviu como uma intensa troca de conhecimento e experiências na área de educação de jovens e adultos.
Conhecimento e experiências
Na embaixada brasileira em Berlim, a missão recepcionada pelos diplomatas Fernanda Lamego, Pedro Ivo e Eduardo Frighetto. A equipe do Sesi apresentou o projeto da nova Escola Sesi e abriu canais para captação de investimentos da Alemanha em iniciativas de educação no Brasil.
Sendo assim, o Sistema Fiems promove atividades diversas como serviços técnicos e tecnológicos, educação básica e profissional, lazer, esporte, cultura, estágio e capacitação empresarial.
O trabalho é realizado diretamente nos municípios, oferecendo os instrumentos essenciais para fazer avançar a atividade industrial e, ao mesmo tempo, proporcionar melhor qualidade de vida aos homens e mulheres que integram a força de trabalho do setor em Mato Grosso do Sul.
Fonte: fiems