No momento, você está visualizando Liderada por Eduardo Riedel, comitiva empresarial de MS vai buscar novos investimentos na Ásia
Missão Ásia busca novos investimentos para MS. Liderada pelo governador Riedel, comitiva percorrerá três países entre 4 e 16 de agosto Foto: Secom/Gov.br

Liderada por Eduardo Riedel, comitiva empresarial de MS vai buscar novos investimentos na Ásia

Governador Eduardo Riedel lidera Missão Ásia para atrair investimentos a MS

A Missão Ásia foi criada para mostrar os principais potenciais de MS, atrair novos investimentos e oportunidades. Assim, uma comitiva de lideranças políticas e empresariais, liderada pelo próprio governador Eduardo Riedel (PSDB), irá percorrer cidades da Índia, Japão e de Singapura em agosto.

Dessa forma, a viagem acontece em um momento de muita pressão internacional por parte de alguns setores afetados com o aumento da tarifa de exportação aplicado pelo presidente dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. A Missão Ásia ocorrerá entre os dias 4 a 16 de agosto.

Em uma coletiva de imprensa (31), o governador lembrou que Mato Grosso do Sul dispõe de um ambiente de negócios positivo. Além disso, esse ambiente inspira confiança. Afinal, o estado conta com uma agroindústria em expansão. Ademais, Mato Grosso do Sul dispõe de dois vetores de desenvolvimento. Os vetores são a transição energética e a segurança alimentar. “Nestes três países se encontram grandes conglomerados empresariais, investidores e o mercado consumidor em crescimento. Nosso foco é apresentar nossas potencialidades e estruturar parcerias comerciais a longo prazo. Oportunidades que vão gerar emprego e renda para nosso povo”, afirmou.

Rota Bioceânica

Riedel também destacou que o mercado asiático será o principal destino da exportação dos produtos locais quando a Rota Bioceânica estiver em operação. Nesta missão, serão apresentados projetos importantes na área de infraestrutura, PPPs (Parceria Público-Privada), assim como a busca para atrair grandes investimentos privados.

“Desde o início da gestão, lá no MS Day em São Paulo, começamos esta movimentação em busca de novas oportunidades. A escolha destes três mercados, Japão, Índia e Singapura, é absolutamente direcionada para o mercado que percebemos o interesse em Mato Grosso do Sul. Uma agenda bem estruturada e montada”, completou o governador.

Na coletiva, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, detalhou que o grupo ira dialogar com grandes empresas e lideranças dos três países. “Uma proposta clara e objetiva de desenvolver estes mercados estratégicos, com uma agenda ousada, que temos certeza que será exitosa”, descreveu.

O Estado está recebendo grandes investimentos privados em diferentes setores, como celulose e bioenergia, com uma agroindústria em evolução e diversificação na cadeia produtiva. Por esta razão tem previsão de um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 4,4%, com liderança em relação aos demais estados e acima da média nacional.

Agenda

Conforme a agenda divulgada, entre os dias 6 e 8 de agosto, a comitiva está em Mumbai, na Índia, onde ocorrerão reuniões com conglomerados empresariais indianos (Mahindra, Aditya Birla e Tata Maior), que tem investimentos em diferentes segmentos. Também estarão presentes no LIDE Brazil Conference Mumbar para debater temas importantes como o agronegócio.

Em seguida, de 9 a 12 de agosto, o grupo chega a Tóquio e Osaka, no Japão. Nesse período, eles se reunirão com grandes empresas locais. Por exemplo, a Sumitomo Corporation e a Mitsui. Além disso, o grupo estará na Expo 2025 Osaka. Ademais, eles terão reuniões com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). E também se encontrarão com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes.

Por fim, de 13 a 15 de agosto, Eduardo Riedel e companhia chegarão a Singapura. A agenda conta com o grupo global de empresas RGE (Royal Golden Eagle), MTA (Singapore Meat Traders’ Association), Temasek (Fundo soberano de Singapura), GenZero (Plataforma de investimento sediada em Singapura) e Latam Chamber of Commerce.

O governador de Mato Grosso do Sul também vai se reunir com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Singapura e participar de encontros com executivos brasileiros e representantes da Embaixada do Brasil em Singapura. Assim, no período em que o governador estiver fora do País, o vice-governador José Carlos Barbosa (PSD), assume o comando do Executivo Estadual.

Fonte: Secom/Gov.br