Informação é da OMS ao lembrar o Dia Mundial do Câncer, comemorado ontem (4)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, a cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo. E, assim, embarcam em uma verdadeira jornada para vencer a enfermidade.
“Elas não conseguem ser ter sucesso sozinhas. Em todo mundo, a OMS trabalha com parceiros para criar coalisões globais, catalisar ações locais e amplificar as vozes de pessoas afetadas pelo câncer”, conforme o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Nesse sentido, em seu perfil na rede sociais X, Tedros destacou que a OMS atua em diversas áreas, desde o fornecimento de medicações para tratamentos oncológicos pediátricos até campanhas globais para a eliminação do câncer cervical. “Estamos trabalhando para melhorar a vida de milhões de pessoas”, de acordo com Tedros.
“Honramos a coragem daqueles afetados pela doença, celebramos o progresso científico e reafirmamos nosso compromisso de promover saúde para todos”, conforme o diretor-geral.
Dentre as orientações publicadas pela OMS para reduzir o risco de câncer estão:
- não fumar;
- praticar atividade física regularmente;
- comer frutas e verduras;
- manter um peso corporal saudável;
- limitar o consumo de álcool.
Origem do Dia Mundial do Câncer
Desse modo, o Dia Mundial do Combate ao Câncer surgiu em 2000 (dia 4), na Cúpula Mundial Contra o Câncer para o Novo Milênio, em Paris. Então, a data foi criada pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC).
- Conscientizar a população sobre o câncer
- Combater a desinformação e o estigma em torno da doença
- Promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos tratamentos
- Melhorar os serviços de saúde para os pacientes
- Incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis
- Apoiar os pacientes com câncer e seus familiares
Fonte: Ag. Brasil