No momento, você está visualizando Ministros da Agricultura da União Europeia têm reunião decisiva sobre futuro de acordo com Mercosul
Os ministros da Agricultura da União Europeia realizam (7), em Bruxelas, uma reunião decisiva sobre o futuro do acordo com o Mercosul. Foto: Reprodução

Ministros da Agricultura da União Europeia têm reunião decisiva sobre futuro de acordo com Mercosul

Ministros da UE se reúnem para destravar impasses e avançar no acordo entre União Europeia e Mercosul

Em um movimento decisivo para destravar a assinatura do acordo comercial com o Mercosul, a Comissão Europeia convocou (7), uma reunião ministerial informal com ministros da Agricultura  em Bruxelas, informou o representante do Chipre, detentor da presidência da União Europeia (UE).

Participação de comissários e ministros do bloco

O encontro reunirá os Comissários Christoph Hansen (Agricultura), Maroš Šefcovic (Comércio) e Oliver Várhelyi (Saúde e bem-estar animal). Sobretudo, com os 27 ministros da Agricultura do bloco. A reunião, coorganizada pela presidência cipriota do Conselho da UE, tem como foco central endereçar as preocupações do setor agrícola que ainda travam o tratado.

Abordagem integrada para vencer resistências

A presença simultânea dos chefes das pastas de Comércio, Agricultura e Saúde sinaliza, nesse sentido, uma tentativa de abordagem integrada para superar as resistências de países como França e Itália. A pauta oficial inclui discussões sobre decisões futuras relativas ao sistema orçamentário e de receitas de longo prazo da UE.

Fundo de compensação e proteção aos agricultores

Nos bastidores, esse tópico está diretamente atrelado à criação de mecanismos financeiros, como o fundo de compensação de € 1 bilhão. Desenhado para mitigar eventuais impactos negativos do acordo sobre os agricultores europeus e garantir que a agricultura permaneça um setor prioritário na política do bloco.

Garantias sanitárias e orçamento de longo prazo

A expectativa é que, ao oferecer garantias sobre o orçamento de longo prazo e salvaguardas sanitárias, a Comissão consiga o sinal verde político necessário para formalizar o pacto com o bloco sul-americano ainda em janeiro deste ano. Por outro lado, a reunião desta quarta-feira deve servir também para alinhar questões sanitárias e fitossanitárias. Um ponto sensível utilizado por opositores do acordo que exigem “espelhamento” de normas ambientais e de saúde para produtos importados do Mercosul.

Avanços recentes nas negociações

Em conclusão, o encontro vai ocorrer após a porta-voz da UE, Paula Pinho, confirmar que houve “progresso nas discussões” nas últimas duas semanas e que a assinatura deve ocorrer “em breve”, apesar do adiamento da data inicial de 20 de dezembro.

Fonte: terra