Você está visualizando atualmente Método calcula o potencial produtivo dos solos agrícolas
Pesquisadores da USP desenvolveram uma metodologia para calcular o potencial produtivo dos solos agrícolas no Brasil.

Método calcula o potencial produtivo dos solos agrícolas

Pesquisadores da USP desenvolveram uma metodologia para calcular o potencial produtivo dos solos agrícolas no Brasil, com base nos dados sobre características do solo em 70 mil amostras coletadas em todo o País.

As duas culturas analisadas na pesquisa por terem muita importância econômica, mas o método pode ser aplicado a outros cultivos nos solos agrícolas.

O trabalho realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Os solos agrícolas possuem uma capacidade inerente para atender às demandas das culturas em termos de disponibilidade de nutrientes e água.

Em suma influenciando no processo fotossintético da planta e na fabricação de biomassa, relata o engenheiro agrônomo Lucas Tadeu Greschuk, que realizou o estudo.

“Portanto, o potencial produtivo do solo, um indicador conhecido pela sigla SoilPP, se refere a sua capacidade de produzir biomassa em resposta à avaliação de seus atributos químicos, físicos e biológicos.”

O pesquisador desenvolveu uma estratégia para estudar os solos agrícolas brasileiros em detalhes.

Os dados analisados no trabalho são oriundos do banco de dados do Geotechnologies in Soil Science team , organizado pelo professor José Alexandre Demattê .

“Foram usadas cerca de 70 mil amostras coletadas em áreas agrícolas espalhadas pelo território brasileiro, com informações sobre os níveis de argila, areia, silte.”

“carbono orgânico do solo, matéria orgânica do solo, pH, saturação por alumínio, além da saturação de bases, delta pH, declividade do terreno, índice de intemperismo e outros”, aponta o engenheiro agrônomo.

Potencial produtivo solos agrícolas

De acordo com Greschuk, os solos com maiores valores SoilPP são os melhores em termos de potencial produtivo.

“Eles apresentam maior profundidade, boa drenagem, textura fina, assim então ricos em nutrientes para as plantas, descreve.

“Por outro lado, os com SoilPP muito baixo possuem baixa capacidade de fornecer nutrientes às plantas, geralmente apresentam textura grossa, baixa retenção de água”.

Contudo podem apresentar profundidade variada e, em alguns casos, alta presença de pedras.

Em suma Biomas são regiões cuja cobertura vegetal e clima apresentam características semelhantes. “O bioma com maior uso destinado a atividades agrícolas é o Cerrado, ocupando cerca de 71 milhões de hectares.”

Fonte:RedeGn