Meteorologia prevê temperaturas elevadas em Dourados
A semana começa com temperaturas elevadas e alerta para sensação térmica em Dourados. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica dias de muito calor e presença de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada a partir de quarta-feira (18).
Para esta segunda-feira (16), os termômetros devem variar entre 23°C e 38°C, com muitas nuvens ao longo do dia. Já na terça-feira (17), a mínima prevista é de 24°C e a máxima pode chegar a 39°C, também com céu encoberto por muitas nuvens.
Na quarta-feira (18), o calor se intensifica ainda mais, com mínima de 24°C e máxima de 40°C. A previsão aponta muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, o que pode provocar mudanças rápidas nas condições do tempo, típicas do período de calor intenso.
Dados do Guia Clima, da Embrapa, mostram que a temperatura máxima registrada (15) foi de 35,1°C às 12h58, enquanto a mínima foi de 21,1°C às 5h40. Por volta das 13h30, os termômetros marcavam 34,7°C, mas a sensação térmica chegava a 37,2°C.
O município está em alerta para sensação térmica de 37,2°C, classificada no nível de “Muita Atenção”.
A recomendação é que a população redobre os cuidados com hidratação. Além disso, deve evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes. Assim, utilizará proteção solar, especialmente crianças e idosos.
Com máximas que podem alcançar os 40°C nos próximos dias, a tendência é de manutenção do tempo abafado. Em suma, exigirá atenção redobrada à saúde. Por fim, demandará consumo consciente de água.
Sobre o Inmet
O Inmet realiza o monitoramento contínuo das condições meteorológicas. Assim, coleta e interpreta dados sobre temperatura, umidade, ventos e precipitação para oferecer previsões precisas. Além disso, emite alertas oficiais quando identifica perigo potencial ou grande perigo para a população, colaborando com órgãos de defesa civil e autoridades locais.
O Instituto atua ainda em pesquisa aplicada. Nesse sentido, busca aprimorar os modelos de previsão, desenvolvendo estudos em parceria com outras instituições, como o INPE. Dessa forma, garante informações meteorológicas mais confiáveis e contribui para a segurança e o planejamento das atividades em todo o país, sobretudo em Mato Grosso do Sul.
Fonte: Inmet



