Você está visualizando atualmente Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025
A pesquisa mostra que 92% dos executivos consideram importante melhorar as suas competências em IA nos próximos um a dois anos

Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025

Quase a mesma proporção (47%), acredita que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho

Executivos acreditam que quase metade (49%) das competências profissionais hoje serão irrelevantes daqui a dois anos, graças à inteligência artificial. E muito disso inclui suas próprias habilidades, segundo uma pesquisa recente divulgada pela edX, uma plataforma americana de educação on-line fundada pelas universidades Harvard e MIT. Assim, pesquisadores entrevistaram 800 executivos e 800 funcionários de empresas.

Dessa maneira, quase a mesma proporção (47%), acredita que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho. Ainda que identificar a escassez de competências na força de trabalho não seja um resultado surpreendente vindo de uma plataforma educacional, o curto período de tempo citado chama a atenção.

Aliás, os executivos que participaram da pesquisa estimam que, nos próximos cinco anos, as empresas em que trabalham vão eliminar mais da metade (56%) das funções de profissionais de nível inicial devido à inteligência artificial. Além disso, 79% dos executivos preveem que os empregos dessas pessoas deixarão de existir, à medida que a IA cria um conjunto totalmente novo de funções para os que entram no mercado de trabalho.

Impacto da IA no alto escalão

Mas os trabalhadores em nível inicial não serão os únicos afetados: 56% dos profissionais em cargos de gestão afirmam que as suas próprias funções serão “totalmente” ou “parcialmente” substituídas pela IA.

No entanto, alguns líderes são céticos em relação a essas previsões negativas. “Na minha opinião, o impacto imediato da IA ​​nas carreiras provavelmente será mínimo”, afirma Richard Jeffs, vice-presidente executivo e gerente geral da companhia global de TI HCL Software. “Embora muitas empresas afirmem estar aproveitando a IA, a realidade é que a maioria ainda está nos estágios iniciais de adoção.”

Ele espera um impacto maior nos trabalhadores em longo prazo à medida que a IA amadurece nas empresas.

Embora a inteligência artificial já esteja redirecionando empregos e perspectivas de carreira, seu impacto sobre o trabalho ainda não está claro não é uma simples questão de trocar humanos pela tecnologia e pronto. “A parte desafiadora é que é muito difícil prever com precisão onde e quando esse redirecionamento ocorrerá”, diz Frederico Braga. Ele é líder da área digital da biofarmacêutica suíça Debiopharm. “Quase todos os profissionais cujo dia a dia está de alguma forma conectado com uma atividade digital precisarão ajustar seus objetivos de carreira à medida que eles  e as pessoas ao seu redor começarão a ver mudanças em suas atividades e processos diários relacionados ao trabalho.”

Como usar ferramentas e tecnologias

Em alguns casos, esse redirecionamento pode nem ser necessário. “Em vez de repensar suas habilidades essenciais, uma habilidade profissional muito valiosa a ser desenvolvida é descobrir como usar ferramentas e tecnologias emergentes de IA como um impulsionador para tornar seus pontos fortes ainda mais fortes”, diz Jonathan Martins, presidente da WEKA, plataforma de gerenciamento de dados em nuvem. “Uma pergunta a fazer é como você pode aproveitar a IA para se tornar cada vez melhor naquilo que você já é bom.”

“A maioria das aplicações bem-sucedidas de IA vão ampliar as habilidades humanas, e não simplesmente as substituir”, diz Vittorio Cretella, CIO da multinacional de bens de consumo Procter and Gamble. “Os humanos continuarão a fazer a diferença na fase de definição do problema analisando e identificando padrões antes de tentar buscar uma solução algorítmica.”

A pesquisa da edX, por outro lado, sugere que mesmo os mais altos líderes das empresas estão preocupados com a absorção das suas tarefas pela IA. E, para 47% dos executivos C-Level, “a maior parte” ou “todas” as tarefas dos CEOs deveriam ser completamente automatizadas ou substituídas pela IA e 49% dos próprios CEOs concordam.

Habilidades em alta na era da IA X Competências profissionais irrelevantes

Embora a inteligência artificial possa substituir a tomada de decisão humana em alguns níveis, a gestão das organizações exige certas qualidades que só os humanos podem trazer para a mesa. “Líderes, profissionais curiosos e aqueles com habilidades de engajar a equipe continuarão em alta demanda”, diz Jefts, da HCL Software. “Encontrar pessoas com fortes habilidades interpessoais é um desafio maior que a IA generativa não consegue realizar.”

À medida que a IA evolui, as competências que se tornarão mais importantes incluem “pensamento crítico, inteligência lógica, habilidades interpessoal e intrapessoal, planejamento estruturado e organização”, diz Braga, da Debiopharm. “As habilidades que serão cada vez menos exigidas à medida que a IA se torna mais enraizada nas atividades diárias do trabalho incluem tarefas repetitivas, atividades de análise e interpretação e geração de conteúdo.”

Potencial da inteligência artificial na carreira

Os autores da pesquisa da edX concordam que, embora a IA elimine muitas tarefas, também aumentará a eficácia dos executivos, liberando tempo para focar em atividades comerciais mais importantes. “Além de lidar com tarefas simples, como preparar comunicações executivas, a IA também poderia apresentar ideias para novos mercados, produtos ou modelos de negócios. Essas tecnologias também poderiam ajudar no planejamento e na previsão, e apoiar a tomada de decisões baseada em dados.”

A pesquisa mostra que 92% dos executivos consideram importante melhorar as suas competências em IA nos próximos um a dois anos, e a mesma percentagem já utiliza a inteligência artificial nas suas funções. Assim, perto de oito em cada dez executivos (79%) temem que, se não aprenderem a usar a IA, não estarão preparados para o futuro do trabalho. “Embora a maioria dos executivos se sinta otimista sobre como a IA irá impactá-los, alguns se sentem sobrecarregados pelo ritmo da mudança”, acrescentam os autores.

Desenvolver habilidades

Estar familiarizado com a IA e as suas capacidades “permitirá aos profissionais aproveitar o seu potencial, especialmente em áreas como RH, vendas e suporte”, concorda Jeft. “Nos próximos meses e anos, os tipos de funções ou profissionais mais impactados pela IA serão principalmente líderes seniores de TI que precisam entender a tecnologia.”

Ainda assim, segundo Martin, da WEKA, sempre haverá espaço para a mente criativa e o pensamento estratégico. “Mesmo que os aplicativos de IA generativa fiquem cada vez mais avançados, alguém ainda precisará desenvolver prompts (comandos), selecionar os resultados e determinar como esse resultado usado.”

Aliás, a criatividade necessária para a resolução de problemas “também é uma habilidade profissional extremamente subestimada em qualquer setor”, acrescenta Martin. “Sem dúvida, obstáculos surgirão ao longo da sua carreira. E a criatividade é uma área em que anos de experiência no mundo real podem ser difíceis de substituir pela IA.”

Veja 10 tendências de IA para 2024

IA de machine learning se tornará ainda mais sofisticada

O machine learning (ML) é a base da IA moderna, e continuará a se tornar cada vez mais sofisticado em 2024. Isso significa que os sistemas de IA serão capazes de aprender e se adaptar de forma mais rápida e eficiente. O que abrirá novas possibilidades para aplicações em uma ampla gama de setores.

A IA se tornará mais acessível

O custo da IA está diminuindo, tornando-a mais acessível para empresas e indivíduos. Isso significa que mais pessoas terão acesso aos benefícios da IA, o que impulsionará a inovação e a adoção em todo o mundo.

A IA se tornará mais humana

A IA está se tornando cada vez mais capaz de entender e responder à linguagem humana. Portanto, isso significa que os sistemas de IA poderão se comunicar com os humanos de forma mais natural e eficaz. O que aliás, tornará mais fácil para as pessoas interagirem com a IA.

A IA se tornará mais segura

A segurança é uma preocupação importante para a IA. Em 2024, veremos um maior foco na segurança da IA. Assim, com novas tecnologias e técnicas sendo desenvolvidas para proteger os sistemas de IA contra ataques.

Usada para criar novos produtos e serviços

A IA está sendo usada para criar novos produtos e serviços em uma ampla gama de setores. Assim, em 2024, veremos ainda mais inovação nesta área. Com a IA sendo usada para criar produtos e serviços que não eram possíveis antes.

A IA será usada para melhorar os produtos e serviços existentes

A IA está sendo usada para melhorar os produtos e serviços existentes em uma ampla gama de setores. Em 2024, veremos ainda mais inovação nesta área. Com a IA sendo usada para tornar os produtos e serviços existentes mais eficientes, eficazes e personalizados.

Usada para automatizar tarefas

A IA está sendo usada para automatizar tarefas em uma ampla gama de setores. Aliás, em 2024, veremos ainda mais automação. Com a IA sendo usada para liberar os humanos para tarefas mais criativas e estratégicas.

A IA será usada para tomar decisões

A IA está sendo usada para tomar decisões em uma ampla gama de setores. Em 2024, veremos ainda mais automação de decisões, com a IA sendo usada para tomar decisões que antes eram feitas por humanos.

Criar novos empregos

A IA está criando novos empregos em uma ampla gama de setores. Portanto em 2024, veremos ainda mais criação de empregos, com a IA usada para criar novas oportunidades de trabalho.

A IA terá um impacto significativo na sociedade

A IA está tendo um impacto significativo na sociedade, e esse impacto só aumentará em 2024. Assim, a IA terá um impacto em tudo. Desde a forma como trabalhamos até a forma como nos relacionamos.

Fonte: forbes