No momento, você está visualizando Metade da geração Z recorre mais ao crédito, aponta Serasa Experian
Segundo levantamento do Serasa, metade da geração Z utiliza o cartão de crédito com bastante intensidade no dia a dia. Foto: Reprodução/iStock

Metade da geração Z recorre mais ao crédito, aponta Serasa Experian

A geração Z usa mais o crédito para gastos do que as outras gerações, revelou a pesquisa Consumidor do Futuro, do Serasa Experian

A Serasa Experian divulgou um novo recorte da pesquisa Consumidor do Futuro’, que revela como diferentes gerações lidam com o uso do crédito para consumo, com destaque para a geração Z e sua relação cada vez mais intensa com o acesso ao crédito.

O levantamento mostra que 44,1% da população está buscando mais crédito, sendo 18,8% de forma recorrente e 25,3% em situações específicas.

Entre os mais jovens, a tendência é mais evidente. A geração Z lidera o movimento, com 49,9% dos entrevistados declarando que têm buscado crédito com mais intensidade. Embora parte deles (25,3%) restrinja o uso há momentos pontuais.

Já entre os boomers, o comportamento predominante é de cautela: 39,1% afirmam que evitam o crédito no cotidiano, e apenas 14,8% utilizam em ocasiões específicas.

A pesquisa também revela os objetivos mais comuns para o uso do crédito

Um em cada quatro brasileiros (25%) pretende direcionar os recursos para viagens e lazer nos próximos meses. Contudo, na geração Z, além do lazer (21,8%), aparecem com destaque a organização das finanças (21,4%) e a intenção de investir ou abrir um negócio (20,3%).

Sobretudo, o estudo ainda questionou os consumidores sobre possíveis mudanças em um cenário de crescimento econômico. Para 29,4% dos brasileiros, uma melhora na economia resultaria em aumento de gastos com viagens, lazer e restaurantes. Comportamento que se mostrou mais forte entre os millennials (29,8%) e geração X (35%).

Já 18,6% priorizariam marcas e produtos de maior qualidade, especialmente geração Z (20,9%) e millennials (19,3%). Em contrapartida, 18,4% afirmam que não mudariam seus padrões de consumo, tendência mais frequente entre boomers (27,9%).

“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o crédito, seus objetivos e motivações, é essencial para construirmos soluções mais eficazes e personalizadas – seja para o consumidor ou para empresas que estão nesse mercado e buscam, por exemplo, conhecer, segmentar e ativar digitalmente essas audiências com nossas soluções de marketing”, explica a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.

“Os dados mostram que o crédito passou a ocupar diferentes papéis no planejamento financeiro, variando de acordo com a geração e com as prioridades de cada grupo”, finaliza ela.

Fonte: propmark