Marca de leite Sidrolac de Sidrolândia é promovida pela Aprolac – Associação dos Produtores de Lácteos do Assentamento Eldorado e região
Produtores rurais do assentamento Eldorado, no distrito de Capão Seco, em Sidrolândia, lançaram neste mês a marca de leite Sidrolac, promovida pela Aprolac – Associação dos Produtores de Lácteos do Assentamento Eldorado e região.
Com apoio da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, a produção destina-se à merenda escolar. Isso por meio dos programas Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e de Aquisição de Alimento – PAA.
Há aproximadamente dois anos, o grupo vinha, portanto, recebendo a orientação do gestor da Agraer Ivan de Oliveira. A formalização da marca também recebeu o apoio do deputado federal Vander Loubet.
‘‘O sucesso é fruto da conjugação de esforços coletivos em prol de causas e objetivos comuns’’, afirmou o presidente da Aprolac, Pedro Gidalti.
Própria marca de leite de Sidrolândia
Medições feitas pelo Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, inclusive com monitoramento de preços em Mato Grosso do Sul, apesar de o Estado nao pertencer à chamada “média Brasil”, indicam que a desvalorização do leite no campo somada ao clima adverso e aos elevados custos de produção limitaram a produção de leite em janeiro.
A iniciativa do assentamento, em envasar a própria marca de leite, ajuda a agregar valor ao produto. Reduz, no entanto, o impacto dos aumentos nos custos de produção. Provocados pelos efeitos da estiagem e também da alta dos grãos utilizados na suplementação do gado.
Conquista da associação
A conquista da marca do leite e o nome da associação são, dessa maneira, frutos de um processo de amadurecimento e consolidação de parcerias estratégicas que o grupo por seu mérito conseguiu viabilizar nos últimos 2 anos.
‘‘Nesse sentido, o sucesso é fruto da conjugação de esforços coletivos em prol de causas e objetivos comuns’’, ressalta o Sr. Pedro, presidente da Aprolac.