Você está visualizando atualmente Mercado imobiliário residencial registra aumento de vendas
Segundo o estudo, 97% dos entrevistados deste segmento pretendem lançar imóveis ou adquirir terrenos nos próximos 3 a 12 meses

Mercado imobiliário residencial registra aumento de vendas

A pesquisa ouviu 47 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre 29 de setembro e 15 de outubro

O mercado de imóvel residencial registrou aumento da procura e de vendas no terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo otimismo no segmento Minha Casa, Minha Vida (MCMV). É o que revela o Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte.

Assim, a pesquisa ouviu 47 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre 29 de setembro e 15 de outubro.

Em relação aos lançamentos de imóveis residenciais, a perspectiva continua positiva pelo segundo trimestre consecutivo, com destaque para o MCMV. Que aliás, teve aumento de 0,30 ponto percentual (p.p.) em relação ao segundo trimestre deste ano.

Assim, segundo o estudo, 97% dos entrevistados deste segmento pretendem lançar imóveis ou adquirir terrenos nos próximos 3 a 12 meses. Por outro lado, o segmento Médio e Alto Padrão (MAP) ficou em patamar um pouco mais baixo (93%). Mas mantém tendência positiva.

Vendas no mercado residencial

A expectativa geral de aquisição de terrenos para futuros empreendimentos de imóveis residenciais registrou retração de um 0,10 p.p. em relação ao trimestre anterior, resultado que, de acordo com a Abrainc, reflete a manutenção da perspectiva no longo prazo para o segmento de MCMV e leve redução para MAP.

Neste cenário, os preços se mantêm em alta, e as expectativas para lançamentos de novos empreendimentos e aquisições de terrenos permanecem em excelentes níveis, apesar de uma leve queda nas aquisições de terrenos, particularmente no segmento MAP.