Exposição de produtos no Mercado Escola UFMS incentiva comercialização em Campo Grande
Parceiro da Prefeitura de Campo Grande na reorganização da cadeia produtiva agrícola, o Mercado Escola UFMS está com inscrições abertas para comercialização e exposição de produtos. Se você é da agricultura familiar, artesanato, alimentação regional, economia criativa, estudante com CadÚnico ou servidor (a) da UFMS e deseja um espaço para expor seus produtos e fazer seu negócio crescer, esta oportunidade pode ser sua.
Para se inscrever, basta acessar o link https://proece.ufms.br/2025-formulario-de-inscricao-do-mercado-escola e, em seguida, preencher a ficha de inscrição. As atividades de comercialização ocorrerão, portanto, semanalmente, às quintas-feiras, das 10h30 às 18h30, no Mercado Escola da UFMS, Setor 1 – Cidade Universitária. Estão sendo oferecidas, ainda, 34 vagas para exposição, qualificação e comercialização de produtos pelo período de 12 meses.
A importância da iniciativa
O secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), Ademar Silva Junior, destaca, sobretudo, a importância da iniciativa. “O Mercado Escola é uma ferramenta estratégica para fortalecer a cadeia produtiva do agro em Campo Grande. Ele conecta, além disso, os pequenos produtores diretamente com o consumidor final, valoriza a produção local e, ainda, estimula o desenvolvimento sustentável, gerando renda, conhecimento e inclusão social”, conclui.
Cada participante terá, assim, à disposição uma bancada de 2m² em espaço coberto para exposição dos produtos. A disposição e ocupação das bancadas, por sua vez, será definida pela coordenação do Mercado Escola. Os selecionados, portanto, deverão providenciar os equipamentos e utensílios necessários para a adequada exposição e conservação dos produtos.
Para permanecer no Mercado Escola, os selecionados deverão participar de uma exposição semanal em dia previamente estabelecido, conforme o calendário acadêmico. Além disso, deverão participar de reuniões convocadas com antecedência pela coordenação do programa. Ademais, é necessário participar de no mínimo 12 atividades de capacitação, presenciais ou on-line, ao longo dos 12 meses. A UFMS, o próprio Mercado Escola ou instituições parceiras oferecerão essas atividades.
O Mercado Escola permitirá a exposição ou comercialização apenas de produtos que aprovar previamente e expressamente. O descumprimento dessa regra resultará no desligamento imediato do programa.
Para a professora responsável pelo Mercado Escola da UFMS, Aline Gomes da Silva, a parceria com a Semades é fundamental para o sucesso da iniciativa. Além disso, essa colaboração contribui para que o Mercado Escola seja um espaço que valoriza o trabalho de quem produz com criatividade. Ademais, destaca a responsabilidade ambiental e o compromisso com o Município e com o Estado.
Já o coordenador do Observatório do Cooperativismo, professor Alessandro Arruda, apoia integralmente o projeto. “Com o Mercado Escola e o Mercado Solidário a UFMS oferece uma solução completa (física e virtual) para auxiliar o pequeno produtor rural a comercializar seu excedente de produção. É a pesquisa e a extensão entregando tecnologia à nossa sociedade”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mercado.proece@ufms.br ou no edital completo disponível em https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=564633.
Fonte: PM CG