Você está visualizando atualmente Menos da metade dos brasileiros consegue fechar contas pessoais e da empresa no azul
Menos da metade dos brasileiros estão conseguindo ter controle das suas finanças pessoais e profissionais, com isso, fechar contas no azul está praticamente impossível. Foto: Banco de Imagens

Menos da metade dos brasileiros consegue fechar contas pessoais e da empresa no azul

Levantamento do Serasa aponta alta inadimplência e juros elevados como desafios; quadro não indica melhora

Ao abrir um negócio, a preocupação dos brasileiros com as finanças passa a ser dobrada ao ter de tomar conta das contas pessoais e do empreendimento.

Uma pesquisa da Serasa Experian, porém, mostra que a realidade é mais difícil. Com menos da metade dos empreendedores capazes de fechar o mês com as duas contas no azul.

Entenda a relação dos brasileiros com as contas pessoais e da empresa

O levantamento mostra que 42,3% dos empresários brasileiros conseguem fechar as contas do CPF e CNPJ em dia. Contudo, o cenário oposto, com resultados negativos nas duas ponta, atinge 21,3% do grupo.

“Há uma relação entre a inadimplência do sócio e a da empresa. Se tomarmos o universo apenas daquelas que estão inadimplentes, vemos que para 54,4% delas o sócio principal também está inadimplente”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Ele explica que essa é uma relação de mão dupla: o sócio descuidado com suas finanças pessoais pode estar imprimindo este caráter à empresa; ou a empresa vai mal nos negócios e, ao invés de ser uma fonte de renda, acaba sendo um peso.