Uma carreta itinerante visitará as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e outras cidades brasileiras levando a expedição
A expedição multidisciplinar Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, vai passar por 17 cidades do Brasil. O objetivo é incentivar o ingresso de meninas em carreiras de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (steam em inglês). Desse modo, o projeto da plataforma Força Meninas terá o formato de carreta itinerante, oferecendo oficinas práticas, peças teatrais e palestras.
O projeto vai rodar o país, dessa forma, durante quatro meses. Ele começou no final de abril em São Paulo. A expedição vai passar ainda por Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte. Assim também em Contagem, Goiânia, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís. Bem como, Fortaleza e Natal, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador. Do mesmo modo, visitará os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Cada cidade vai hospedar a expedição ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’ por uma semana. A plataforma responsável destaca o cumprimento dos protocolos sanitários de cada lugar, por causa da pandemia da Covid-19. Para tornar as apresentações acessíveis, elas terão transmissão em libras e com infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).
Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro dá Força para meninas em ciência e computação
Gratuito, o projeto visa ainda despertar a curiosidade dessas meninas para que ingressem em carreiras com baixa representatividade feminina. Isso será feito através de palestras sobre as experiências pessoais de cinco jovens vencedoras do prêmio ‘Mude o Mundo Como Uma Menina’, também da plataforma Força Meninas.
Além das palestras, as crianças vão poder vivenciar na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual. Ao final, elas vão receber o livreto de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas, narrando a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de Steam, da bióloga e educadora Bertha Lutz à matemática Ada Lovelace.
“A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. Dessa forma, a participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Sendo assim, nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’”, destacou Déborah, idealizadora do projeto.