Se a suspensão for mantida, o novo formato do Enem só será aplicado nos anos seguintes
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 60 dias as mudanças previstas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Com isso, até segunda ordem, a prova será aplicada daqui a dois anos no formato atual.
Mas e como fica a vida dos alunos que hoje estudam seguindo as diretrizes do Novo Ensino Médio, mas farão o Enem tradicional? As redes de ensino vão dar algum reforço extra para compensar as brechas no conteúdo?
Confira abaixo os cenários possíveis do Enem 2024:
1 – Como fica a vida do estudante no ensino médio?
- Na sala de aula: por enquanto, nada muda. As escolas continuarão tendo que seguir as diretrizes do Novo Ensino Médio, com a oferta de itinerários formativos e projeto de vida.
- No Enem 2024: em princípio, o exame no ano que vem será no formato atual. A decisão de suspender a mudança na prova é temporária. Entretanto, deverá haver uma definição daqui a cerca de 60 dias, quando o grupo de trabalho que discute o tema concluir seus trabalhos.
Se a suspensão for mantida, o novo formato do Enem só terá aplicação nos anos seguintes. Caso seja derrubada, o exame terá mudanças a partir de 2024.
2 – Qual o objetivo do MEC com a suspensão temporária do cronograma?
O ministério busca sinalizar que está atento às críticas que o Novo Ensino Médio recebe de alunos, professores e entidades. Mas ao mesmo tempo quer aguardar as conclusões de um grupo de trabalho, criado no mês passado diante das críticas ao formato, para resolver o que fazer com a reforma.
Se a conclusão for no sentido de que é preciso fazer ajustes no modelo, ou revogá-lo será preciso aprovar um novo texto no Congresso Nacional.
“Nós vamos apenas suspender as questões que vão definir um novo Enem em 2024 por 60 dias. E vamos ampliar a discussão. Assim, o ideal é que, num processo democrático, a gente possa escutar a todos. Principalmente, quem está lá na ponta, que são os alunos, os professores e aqueles que executam a política, que são os estados”, disse o ministro.
3 – Quais eram as mudanças previstas para o novo Enem?
Como ficaria: O novo exame teria questões seguindo as diretrizes do Novo Ensino Médio (com partes específicas no exame conforme a escolha do estudante), além de uma redação.
Portanto, as questões do exame seriam divididas em duas etapas: a primeira interdisciplinar, igual e obrigatória para todos. Assim, a segunda com provas de quatro áreas, em que o candidato selecionaria apenas uma delas para fazer: