Objetivo é coletar informações para que MEC decida sobre atos normativos que regulamentam o formato criado em 2017
O Ministério da Educação (MEC) abrirá uma consulta pública para coletar informações que ajudem o ministério a avaliar e reestruturar o Novo Ensino Médio, criado em 2017.
Por isso, segundo a portaria publicada nesta quinta-feira (9) é a “coleta de subsídios para a tomada de decisão do Ministério da Educação acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio”.
A consulta pública será coordenada pelo Ministério da Educação e contará com a participação da sociedade civil, da comunidade escolar, dos profissionais do magistério, das equipes técnicas dos sistemas de ensino, dos estudantes, dos pesquisadores e dos especialistas em educação.
Dessa forma, o Novo Ensino Médio só começou a valer em 2022, cinco anos após ser criado durante o governo de Michel Temer.
Para reestruturar e entender o Novo Ensino Médio
Uma série de mudanças foram feitas naquela ocasião, a principal é que os alunos devem cumprir os chamados itinerários formativos, que se tornaram obrigatórios em 2023. Mas, esses itinerários são optativos, escolhidos pelos estudantes de acordo com oferta da instituição de ensino.
Além disso, os estudantes de ensino médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar: as 4 horas atuais passam para no mínimo 5 horas. Essa medida entrou em vigor em 2022.
Itinerários formativos
Os itinerários formativos são a maior novidade no novo ensino médio. Então, eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das seguintes áreas:
- linguagens e suas tecnologias;
- matemática e suas tecnologias;
- ciências da natureza e suas tecnologias;
- ciências humanas e sociais aplicadas;
- formação técnica e profissional.
Na prática, vai funcionar assim: o aluno terá em sua grade as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre, a depender da escola, e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar em uma das áreas ou na formação técnica e profissional.
Fonte: