Você está visualizando atualmente MARINHA DO BRASIL: O Top Gun Tupiniquim
“Top Gun” levou muitas pessoas a se inscreverem na Marinha da vida real

MARINHA DO BRASIL: O Top Gun Tupiniquim

Em 30 de julho de 2001 ocorreu o primeiro pouso de AF-1 a bordo do NAe São Paulo

A Marinha do Brasil divulgou vídeo dos seus jatos A-4 Skyhawk (designado AF-1 na Aviação Naval Brasileira) do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1). Aliás com o tema do filme “Top Gun: Maverick”.

“Top Gun” levou muitas pessoas a se inscreverem na Marinha da vida real. Fato que pôde ser percebido pelo aumento expressivo nos números do alistamento das forças navais dos Estados Unidos. Dados da instituição publicados pelo Screenrant mostraram que as taxas de alistamento aumentaram em 500% no ano seguinte lançamento do filme.

Um fato interessante é que os jatos A-4 Skyhawk da Marinha dos EUA aparecem como adversários dos F-14 no primeiro filme “Top Gun” de 1986. O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) criado em 2 de outubro de 1998, para operar os jatos A-4KU e TA-4-KU Skyhawk II que a Marinha do Brasil adquiriu da Força Aérea do Kuwait.

Além disso, no Esquadrão VF-1 os jatos A-4KU Skyhawk eleitos inicialmente como AF-1 Falcão (monoposto) e AF-1A Falcão (biposto).

Na feira de defesa LAAD de 2009 foi feito um contrato entre a MB e a EMBRAER para modernização de 12 aeronaves, sendo 9 A-4KU Skyhawk e 3 TA-4 Skyhawk, visando manter as aeronaves operacionais até 2025.

Posteriormente, por razões orçamentárias, o número de aeronaves modernizadas teve redução para 6 unidades. Sendo assim, após a modernização, os jatos receberam as designações AF-1B Falcão (monoposto) e AF-1C Falcão (biposto).

Os primeiros pousos de jatos AF-1 pilotados por brasileiros a bordo do NAeL Minas Gerais ocorreram em 18 de janeiro de 2001. Em 30 de julho de 2001 ocorreu o primeiro pouso de AF-1 a bordo do NAe São Paulo.

No entanto, após a desativação do NAe São Paulo em 2018, o Esquadrão VF-1 passou a operar somente a partir de bases terrestres.

Fonte: Poder Naval- Alexandre Galante