Você está visualizando atualmente Manila em ‘lockdown’ enquanto casos de variante Delta aumentam nas Filipinas
Filipinas relataram um aumento acentuado nas mortes diárias de Covid

Manila em ‘lockdown’ enquanto casos de variante Delta aumentam nas Filipinas

O número de mortos em Covid atinge a maior alta em quatro meses em meio a um número recorde de casos em países do sudeste da Ásia

A variante Delta mais agressiva do Covid-19, detectada nas Filipinas em meados de julho, se espalhou por grande parte do país, atingindo 13 das 17 regiões, disseram autoridades de saúde.

No domingo, as Filipinas relataram um aumento acentuado nas mortes diárias de Covid, com 287 mortes, o maior aumento diário em quatro meses. Outras 9.671 novas infecções também foram confirmadas.

Variante Delta nas Filipinas faz bloquear Manila

A região da capital nacional, Manila, onde vivem quase 14 milhões de pessoas, foi bloqueada na semana passada em uma tentativa de desacelerar a propagação da variante Delta.

A variante levou a um número recorde de casos em países do sudeste da Ásia, e teme-se que as Filipinas possam experimentar um aumento semelhante. Os casos do país caíram após um grave surto há quatro meses, mas a transmissão de Covid começou a aumentar.

“Vimos um declínio desde nosso pico de casos na primeira semana de abril, mas desde meados de julho os casos começaram a aumentar lentamente de novo”, disse a subsecretária do Departamento de Saúde Maria Rosette Vergeire na segunda-feira. É provável que os casos aumentem ainda mais, acrescentou ela, visto que levaria de duas a três semanas para que as restrições recentemente impostas afetassem o número de casos.

“alto risco”

Vergeire disse que houve um aumento de quase 50% nos casos em nível nacional na última quinzena, em comparação com as duas semanas anteriores, e que a situação da Covid no país foi considerada de “alto risco”. O aumento de casos foi mais acentuado na região metropolitana de Manila, que é composta por 16 cidades, todas com casos detectados de Delta.

As restrições impostas na sexta-feira na região da capital nacional vão durar até 20 de agosto e são definidas no nível mais estrito usado pelas autoridades filipinas. Apenas pessoas autorizadas, incluindo aquelas que compram alimentos, viajam por motivos médicos ou trabalhadores da linha de frente, têm permissão para sair.

Um dia antes do bloqueio ser introduzido, milhares correram para os centros de vacinação e ficaram horas na fila na esperança de receber uma vacina. Espalharam-se rumores de que pessoas não vacinadas não teriam permissão para reivindicar ajuda do governo ou sair de casa, de acordo com a mídia local.

Ft: theguardian