Chamada “block train”, a operação consiste num trem inteiro fechado por um único cliente, de acordo com a operadora
A LDC (Louis Dreyfus Company), uma das maiores comercializadoras e processadoras de produtos agrícolas do mundo, realizou uma operação inédita via Ferrovia Norte-Sul, informa a Brado, companhia multimodal responsável pelo transporte ferroviário. Chamada “block train”, a operação consiste num trem inteiro fechado por um único cliente, de acordo com a operadora.
Assim, o transporte de pluma de algodão para exportação foi feito na recém-inaugurada rota comercial de Anápolis (GO) a Santos (SP), que conecta os trilhos da Ferrovia Norte-Sul e da Malha Paulista. Formando um dos principais corredores ferroviários do país.
“Desde o início das operações da Brado, há mais de 12 anos, é apenas a segunda vez que esse tipo de transporte acontece. Aliás, a primeira foi em 2021 no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos, também liderada pela LDC”, afirma Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado. “É um marco na logística da região, demonstrando o quanto a operação pela ferrovia tem a oferecer em eficiência e capacidade de distribuição para os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte a partir de Anápolis”.
O trem composto por 58 vagões carregados com 116 contêineres da Brado de 40 pés. Levando aproximadamente 2,9 mil toneladas de algodão em pluma de produtores do Oeste da Bahia com destino a países da Ásia, especialmente a China.
Portanto, para a LDC, buscar soluções logísticas alternativas é fundamental para atender os compromissos e as expectativas dos clientes da companhia com a devida eficiência. “Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para mitigar os gargalos e potencializar volume de escoamento do algodão brasileiro para os principais mercados consumidores”, disse Henrique Snitcovski, diretor executivo de Algodão, Grãos & Oleaginosas, Região North Latam da LDC.
Operação sustentável
Os 14.573 fardos de pluma transportados das fazendas baianas em caminhões até o terminal multimodal no Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis, onde carregados nos contêineres e embarcados no trem. Seguiram por mais de 1,5 mil quilômetros pelos trilhos até Cubatão (SP), sendo distribuídos em terminais portuários de Santos (SP) para seguirem rumo à Ásia.
Um dos principais diferenciais do transporte multimodal é a redução de emissão de gases de efeito estufa. A Brado desenvolveu uma ferramenta que calcula as emissões de gás carbônico evitadas com a multimodalidade, o Green Log. Com o transporte ferroviário, em 2023 os clientes do segmento de algodão deixaram de emitir mais de 43 mil toneladas de CO2. Aliás, seriam necessárias 308 mil árvores para absorver integralmente esse volume de CO2 que deixou de emitir.
Fonte: forbes