Você está visualizando atualmente MEETING: Linguagem corporal em reuniões virtuais de trabalho, como se portar
Postura e expressão facial agradáveis fazem parte da linguagem corporal

MEETING: Linguagem corporal em reuniões virtuais de trabalho, como se portar

Entenda como a linguagem corporal pode ser sua aliada em reuniões virtuais

Reuniões virtuais podem ser um desafio, já que trata-se de um ambiente de trabalho mas com a pessoa, geralmente, em casa. Como se portar corretamente, afinal? A linguagem corporal diz tudo, e, apesar de estar atrás de uma tela, não é legal demonstrar através do corpo uma posição desleixada. Saber tratar aquele momento com seriedade mas sem deixar de relaxar e a chave para se portar bem nesse tipo de situação.

Ao trabalhar em casa, é possível trabalhar na mesa da cozinha, no sofá, na cama e até no carro (apenas para sair de casa). Mas quando chega a hora de entrar em uma reunião, é importante verificar se a pessoa está em um local onde se consiga sentar-se ereto – de preferência em uma mesa.

Manter uma boa postura durante uma reunião faz com que o participante pareça estar mais envolvido. A boa postura também aumenta a autoconfiança, o que ajuda no envolvimento da conferência e melhora a experiência geral do usuário. E, falando sério, discar para uma reunião virtual enquanto descansa no sofá não é uma boa aparência.

Embora não seja possível fazer “contato visual” durante uma videoconferência, o ideal é sempre falar e olhar para o monitor, mesmo quando não é possível distinguir se os integrantes da reunião estão olhando diretamente para foto de quem fala. Esse tipo de contato visual faz com que as conversas online pareçam mais humanas.

Como melhorar sua linguagem corporal em reuniões online - iPlace Blog

Expressão facial também é linguagem corporal

O microfone no mudo não quer dizer que as pessoas não leiam expressões faciais. Tente manter uma expressão amigável. É possível fazer isso ao manter um sorriso moderado e, levemente, erguer as sobrancelhas. Se isso parecer forçado, o recomendado é manter o rosto neutro. Também é bom evitar franzir a testa ou fazer careta enquanto os demais colegas falam!

Assim como o rosto, as mãos podem dizer muito sobre os verdadeiros sentimentos daquele que está falando. Por exemplo, esfregar o queixo pode ser um sinal de julgamento, já inspecionar as unhas e apoiar a cabeça nas mãos mostra tédio.

Seguindo algumas dessas dicas, o seu desempenho em reuniões digitais do trabalho certamente vai melhorar.