Leilão da Hidrovia do Rio Madeira deve melhorar navegação
O leilão da Hidrovia do Rio Madeira — cuja extensão vai de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM) — pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e Infra S.A obtidos pela CNN.
Fontes ouvidas pela CNN indicam que a redução no custo do frete será, sobretudo, algo “natural” de mercado. Isso acontece, pois a concessão da hidrovia vai melhorar a eficiência da navegação. Ela permitirá que o rio seja navegável por grandes embarcações por mais dias do ano, mesmo na época de seca. Além disso, possibilitará uma navegação segura durante à noite.
Durante o período de estiagem, as barcaças (embarcações projetadas para transporte de grandes volumes de carga) chegam a reduzir o volume de carga para não encalhar no trajeto.
Seca
Em 2024, a seca que atingiu os rios da região Norte do Brasil paralisou o transporte de grãos pelo Madeira. Como resultado, as empresas exportadoras tiveram que desviar o transporte de cargas para o Sul e Sudeste.
O projeto de concessão estabelece, antes de tudo, um calado — distância entre a parte mais baixa do casco da embarcação e a superfície da água — de 3 metros, para garantir a navegabilidade do rio.
Para assegurar esse nível, é necessário que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realize dragagens de manutenção, que retiram os sedimentos do fundo do rio.
O estudo da concessão propôs uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção. O governo federal não cobrará pedágio de ribeirinhos e pescadores, conforme informou oficialmente.
A partir da concessão, o governo estima transportar até 21 milhões de toneladas pelo Rio Madeira. O projeto prevê investimentos privados da ordem de R$ 109 milhões até o quarto ano contratual.
A expectativa do governo federal é de que o leilão seja realizado em 2026. No entanto, a proposta ainda enfrenta resistências da bancada do Amazonas do Senado Federal, que já se posicionou contra a concessão.
A hidrovia do Madeira está localizada no chamado Corredor Logístico Norte, sendo o principal meio de escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar proveniente das plantações de Mato Grosso.
Na hidrovia, também são realizados os deslocamentos de passageiros e o transporte de carga que tem como destino os grandes centros da região Centro-Oeste.
Fonte: cnn




