No momento, você está visualizando Congresso recebe prioridades para a indústria na terça-feira
Lançamento da Agenda Legislativa da Indústria ocorrerá no Congresso Nacional, nesta terça-feira (25) Foto: Ag. Senado

Congresso recebe prioridades para a indústria na terça-feira

Lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2026 ocorrerá no Congresso Nacional nesta terça-feira (25)

Senadores e deputados se reúnem em sessão solene do Congresso Nacional na terça-feira (25), às 10h, para o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria para 2025documento elaborado por representantes da indústria que lista os projetos de lei prioritários para o setor.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), juntamente com outros três deputados (REQ 12/2024 – Mesa), requereram a sessão. Segundo ela, a publicação, que está em sua 30ª edição, reflete o diálogo entre os parlamentares e a indústria brasileira.

“[A Agenda fortalece] a percepção da real sinergia que existe entre as atividades do Parlamento e as demandas do setor produtivo. Assim, o documento tem como propósito manter o diálogo qualificado e uma comunicação fluida com o Poder Legislativo, fundamentada nas experiências e necessidades do setor. Além disso, incentiva o crescimento econômico, social e sustentável do país”, diz Tereza Cristina na justificativa do requerimento.

Histórico

A CNI, junto com as federações estaduais, associações setoriais, assim como sindicatos, coordenam a Agenda Legislativa da Indústria desde 1995. A CNI trabalha na consolidação do novo documento desde novembro de 2024.

Marcos legais como a Reforma Tributária que teve início em 2023, o Marco Legal do Saneamento Básico de 2020 e a Reforma Trabalhista de 2017, entre outros, são apontados pela CNI como demandas exitosas dos últimos anos.

Contribuição da Indústria para o crescimento econômico e social do país

Em 2025, a Agenda Legislativa completa 30 anos como principal instrumento de diálogo da Indústria com o Congresso Nacional.

A Agenda Legislativa da Indústria (ALI) é uma publicação que reúne as proposições prioritárias para a Indústria em tramitação no Congresso Nacional. Dessa forma, é elaborada pela CNI em parceria com as Federações Estaduais de Indústrias, Associações Setoriais e Sindicatos Nacionais.

Por fim, a Agenda reflete o compromisso da indústria com o futuro do Brasil. Além disso, serve de instrumento para qualificar o diálogo com o Poder Legislativo e promover crescimento econômico e social. O processo de construção da próxima edição da Agenda contará com novas regras.

Fontes: Ag. Senado e Portal da Indústria