A marca chinesa revelou detalhes do motor elétrico chamado E-motor HyperEngine V8s
A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi apresentou seu primeiro carro, o Xiaomi SU7 elétrico e imediatamente anunciou que pretendia se tornar uma das cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Assim O SU7, codinome de Speed Ultra, criado para concorrer no segmento dos sedãs grandes de luxo, que tem rivais como Tesla Model S, Porsche Taycan, BMW i7 e Mercedes-Benz EQS. Aliás, para entrar nesse mercado, a Xiaomi investiu mais de US$ 1,4 bilhões no projeto. Que inclui mais de 3.400 engenheiros e uso de inteligência artificial.
O Xiaomi SU7 tem comprimento de 4.997 mm, largura de 1.963 mm e altura de até 1.455 mm. O sedã elétrico promete uma generosa distância entre-eixos de 3m. No entanto, o modelo terá o lançamento inicialmente na China e ainda não há previsão de chegar ao Brasil. Confira a seguir fatos inovadores deste novo carro:
Potência
O SU7 da Xiaomi promete desempenho de tirar o fôlego. A marca chinesa revelou detalhes do motor elétrico chamado E-motor HyperEngine V8s. As rotações podem chegar a 27.200 rpm, e a potência é de 577 cv com torque máximo de 635 Nm. Contudo, esses números conferem ao novato grande potencial para disputar com os sedãs já estabelecidos.
Tecnologia da bateria
A bateria dos carros elétricos é a principal fonte de crítica dos haters dessa tecnologia. Contudo, a Xiaomi se insere no contexto das novas gerações de baterias: assim como a BYD, é a tecnologia do tipo Cell-to-Body (CTB), uma inovação em que as células são ligadas à estrutura da carroceria e inclui sistema de proteção de 14 camadas.
Assim, oferecido em duas configurações com base na capacidade da bateria, 73,6 kWh para a versão de entrada e 101 kWh para a variante top de linha, o SU7 ostenta uma autonomia de até 800 km com uma única carga.
Xiaomi Titans Metal
A Xiaomi está desenvolvendo uma liga metálica própria, a Titans Metal, fabricada em fundição também exclusiva hiper-die T9100. A promessa é de uma liga de alta resistência e produzida muito mais rápida que as convencionais. A liga vai reduzir o peso do carro em 17%, melhorando a performance e autonomia.
Direção autônoma
Mirando a Tesla, a Xiaomi também está desenvolvendo o seu próprio sistema de direção autônoma com a tecnologia adaptativa BEV, o Modelo Fundamental de Mapeamento de Estradas e a Tecnologia Super-Res Occupancy Network. O hardware do sistema, incluindo dois chips NVIDIA Orin e sensores avançados, tem como objetivo colocar a marca no topo da indústria até 2024.
Smart Cabin com tela gigante
O conceito de design interno do Xiaomi SU7 é de uma arquitetura “centrada no ser humano”, integrando um console central de 16,1 polegadas 3K, multimídia de 56 polegadas e um painel giratório de 7,1 polegadas, recurso típico da BYD. Assim, esse design, aliado ao chip Snapdragon 8295 com IA, oferece uma experiência intuitiva e contínua para o usuário, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia dentro do carro.
Aceleração de hiperesportivo
A promessa de aceleração do zero a 100km/h em 2,78 segundos coloca o Xiaomi SU7 na categoria dos hiperesportivos, como modelos da Bugatti, Lamborghini ou Porsche. Além disso, a velocidade máxima será na casa dos 265 km/h, inferior aos modelos a combustão. Mas notável para um carro elétrico.
Internet das coisas (iOT)
Criado por uma empresa de celualres e outros gadgets, o O Xiaomi SU7 visa redefinir o conceito de um veículo inteligente. Aliás, o sedã será integrado ao ecossistema Xiaomi CarIoT, suporte para mais de 1000 dispositivos domésticos inteligentes Xiaomi e conexões contínuas entre dispositivos oferecem aos usuários um ambiente versátil e conectado dentro do carro.
Aspirações ambiciosas
O CEO da marca, Lei Jun, tem uma meta das mais ambiciosas: fazer da Xiaomi uma das cinco principais fabricantes globais de automóveis em 15 a 20 anos. Assim, o compromisso é investir dez vezes mais em tecnologias no campo automotivo. Portanto, caso se confirme, a empresa poder ter grande impacto na indústria automotiva.
Fonte: cnn