Lady Gaga e Madonna vão se apresentar em Copacabana, Rio de Janeiro, no mês de maio, veja mais detalhes a seguir sobre
Lady Gaga e Madonna são duas estrelas mundiais da música. Artistas versáteis, oferecem aos fãs performances inesquecíveis nos palcos. Outra coincidência é que ambas têm carreira no cinema.
Dentro de algumas semanas, as duas divas terão mais um ponto de conexão entre as carreiras: um show de graça para uma multidão nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Apesar de tantas coincidências, a Mother Monster deve levar vantagem em território carioca. A estimativa é do estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur).
Lady Gaga pode trazer quase R$ 600 milhões
O show de artista, que acontece em 3 de maio, – deve movimentar a economia da cidade em cerca de R$ 592 milhões. Todavia, a apresentação de Lady Gaga deve superar em 27,5% o impacto na economia do Rio deixado em 2024 por Madonna, quando o valor projetado foi de R$ 469,4 milhões.
A explicação está no calendário. Contudo, A semana que antecede a apresentação de Lady Gaga será marcada pela realização do Web Summit, evento importante no calendário da cidade que reúne líderes da tecnologia, investidores, startups e empresas para debater inovação e tendências do setor.
Além disso, dois dias antes do show da artista em Copacabana, o Brasil tem um feriado nacional, 1º de maio – Dia do Trabalho, que neste ano será em uma quinta-feira. Portanto, haverá um feriado prolongado.
Turistas na baixa temporada
Ainda segundo o estudo, a estimativa é de um público de 1,6 milhão de pessoas em diferentes trechos da Praia de Copacabana durante a apresentação. Os cálculos apontam para cerca de 1,36 milhão de cariocas e moradores da Região Metropolitana do Rio e 240 mil turistas – 80% estrangeiros e 20% nacionais.
A estrutura para a apresentação já começou a ser montada. O palco será em frente ao Copacabana Palace. O evento integra o projeto ‘Todo Mundo no Rio’, uma iniciativa da Prefeitura junto a patrocinadores. Que tem o Santander como banco oficial do evento em 2025 e prevê shows todo mês de maio até, pelo menos, 2028.
Para quem depende diretamente ou indiretamente da atividade turística, a oferta de um grande espetáculo e a atração de visitantes na baixa temporada é uma forma de trazer mais dinheiro para a cidade.
Sobretudo, a média de gasto diário do turista estrangeiro na cidade do Rio é de R$ 590,40, por dia, na cidade do Rio. Já para o brasileiro o cálculo do estudo é de R$ 515,84 por dia. Por outro lado, para os cariocas e os moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o tíquete médio é de R$ 133,60. Desse modo, o estudo levou em conta o tempo de permanência dos turistas na cidade – quatro dias para os estrangeiros e três para os nacionais.
Impacto mundial na imagem do Rio
A apresentação de Lady Gaga não apenas injetará recursos diretos na economia do Rio, com o consumo de produtos e serviços. Mas também traz um impacto positivo na imagem da cidade no mercado internacional.
De acordo com informações do estudo, apenas o anúncio da apresentação na Praia de Copacabana, se estima que a publicidade gratuita para a cidade na mídia global foi de US$ 48 milhões. Ou R$ 280,5 milhões. Já com o show, a expectativa é de que o valor supere R$ 1 bilhão.
Fonte: fast company