A Colômbia é considerada um dos lugares do planeta com maior número de espécies de pássaros, plantas e peixes. No entanto, pouco se sabe sobre sua grande variedade de fungos, que até hoje chegam a 7.273 espécies; mas estima-se que poderia haver mais 300.000 (10% da diversidade mundial). Isso ocorre porque não há uma avaliação detalhada dos fungos na Colômbia. Além disso, as informações disponíveis são dispersas e muitos dos grupos de fungos não estão bem classificados.
Para mudar este panorama, o Royal Botanical Garden of Kew, em Londres, em colaboração com o Instituto Humboldt e a comunidade micológica colombiana, lançou hoje, no âmbito do projeto ‘Plantas e fungos úteis da Colômbia’, a nova plataforma denominada ColFungi , que busca coletar informações detalhadas sobre as espécies de fungos presentes na Colômbia. Além disso, será apresentado um primeiro relatório sobre esses fungos em território colombiano e seus possíveis usos, segundo a ciência.
De acordo com a pesquisadora líder em fungos do Royal Kew Botanical Garden, Ester Gaya, este trabalho é muito necessário para compreender e divulgar a riqueza de fungos da Colômbia. Fonte: Elpais, foto, fotos e destinos