Com ajuda da Inteligência Artificial, Juridics é uma plataforma que unifica jurisprudência de diversos tribunais
A Juridics é uma Startup que desenvolveu uma plataforma que unifica jurisprudência de diversos tribunais. E, assim, possibilita a pesquisa por semântica, palavra semelhantes e seus significados, por meio de Inteligência Artificial.
Essa criação foi graças ao pesquisador de Campo Grande, Charles Felipe Oliveira Viegas. Inspirou-se, sobretudo, no cenário atual onde os advogados precisam investigar processos semelhantes, já julgados, chamados de jurisprudência. E essa etapa, no entanto, pode levar um tempo. Uma vez que é preciso buscá-la em diversos tribunais.
“Para realizar peças e petições, o advogado precisa realizar pesquisa em diversos tribunais de modo a encontrar jurisprudências passadas. E ratificarem os argumentos que ele está utilizando. Estas jurisprudências precisam estar discutindo os mesmos temas que o seu processo”, esclarece Viegas. Ele graduou-se em Análise de Sistemas pela UFMS e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing Digital.
“E ter uma decisão favorável à sua linha argumentativa. Neste sentido, podemos dizer que a principal dor é esta tarefa. Precisa realizar-se sempre e acaba tomando muito tempo do advogado”.
Projeto da Juridics
As oito pessoas envolveram-se no projeto, entre sócios e funcionários da Startup. Eles desenvolveram, portanto, a plataforma com suporte da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Isso por meio do Programa Centelha MS, que investe em ideias inovadoras.
Até o fim do primeiro semestre deste ano, segundo Viegas, o Juridics deve ser acessado por mais de 500 advogados ou escritórios de direito.
“Esta solução tem potencial para criar um ecossistema. O próprios advogados possam compartilhar suas listas de jurisprudências e assim criar uma cultura de compartilhamento e relacionamento social entre os advogados”, completa o pesquisador.
Segundo ele, a Startup pode gerar impactos no judiciário brasileiro. As contribuições da pesquisa permitirão, nesse sentido, desenvolver ferramentas, para detectar padrões de decisão no julgamento de matérias semelhantes. Permite-se, assim, uma visualização mais clara de como o direito tem sido decidido no país. Reforça, finalmente, as decisões dos tribunais, com base em dados, aumentando assim a segurança jurídica do país.