JUCEMS registra novas empresas em novembro
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS) registrou 917 novas empresas em novembro, totalizando 12.296 cadastros durante o ano. O número já é maior que o total apurado durante os 12 meses do ano passado: 11.164.
O setor de Serviços novamente acumula a maior quantidade de registros (691) no mês de novembro, seguido do Comércio (193) e da Indústria (33).
No ano, Serviços também lideram o ranking de novas empresas com 9.242, Comércio vem em segundo com 2.611 e Indústria, 443.
Na distribuição regional, Campo Grande, a capital do Estado, concentra o maior número de novos registros com 442, seguido de Dourados (102), Três Lagoas (38), Ponta Porã (33), Maracaju (25), Nova Andradina (18), Chapadão do Sul e Naviraí (17), Corumbá (14), Sidrolândia (13), Ribas do Rio Pardo (11), Inocência (10), Aparecida do Taboado (9), Paranaíba e Ivinhema (8).
Sobre a JUCEMS
A JUCEMS é uma autarquia estadual. Primordialmente, executa e administra os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins, como sociedades e empresários individuais. Dessa forma, tem jurisdição em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Assim, atua como um órgão de governo, frequentemente, ligado à Secretaria de Fazenda ou Economia. E ainda, colabora com o desenvolvimento econômico local.
A JUCEMS realiza diversas funções. Primordialmente, registro de empresas. Dessa forma, formaliza a constituição, alteração e baixa de empresas. Portanto, dá-lhes existência legal. Além disso, confere autenticidade e segurança, oferecendo fé pública e validade aos atos jurídicos. Igualmente, valida contratos sociais e alterações contratuais.
Também mantém o arquivo e cadastro de dados de todas as empresas registradas. Nesse sentido, oferece serviços digitais, tais como plataformas online para abertura, alteração e consulta de empresas por meio de processos simplificados e rápidos (Balcão Único), como o “JUCEMS Empresa Instantânea”.
Por outro lado, sua procuradoria jurídica presta consultoria. E ainda, fiscaliza e orienta sobre cumprimento das leis. Por fim, faz parte do sistema de integração estadual, fornecendo dados para outras entidades.
Fonte: Jucems







