No momento, você está visualizando MS lança 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural e convoca municípios para participarem da edição histórica
1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de MS ocorrerá em agosto. Iniciativa valoriza bens culturais, materiais e imateriais do estado Foto: Secom/Gov.ms

MS lança 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural e convoca municípios para participarem da edição histórica

FCMS e IPHAN convidam para a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/MS, lançou oficialmente o convite para a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de MS. O evento será realizado em agosto de 2025.

A ação inédita no Estado integra as comemorações do Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense, celebrado em 17 de agosto. Além disso, se alinha ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, homenageando o legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do SPHAN (atual IPHAN).

Inspirada em experiências bem-sucedidas, como as Journées du Patrimoine, da França, e as jornadas de São Paulo e Minas Gerais, a Jornada de MS nasce com o objetivo de democratizar o acesso à memória. Busca valorizar os bens culturais, materiais e imateriais, e fortalecer a conexão entre as comunidades e seu território.

Um olhar para as raízes culturais do estado

Com o tema “Caminhos de Memória; Territórios, Saberes e Resistências”, a edição de 2025 propõe um olhar para as raízes culturais do estado. Assim, a jornada abrange desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência. Inclui também festas populares, patrimônio arquitetônico e saberes tradicionais. Além disso, valoriza especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.

As instituições públicas, privadas, comunitárias e educativas poderão propor as ações. Assim, elas terão ampla liberdade criativa. Além disso, estão previstas atividades como exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas em escolas, projeções audiovisuais, campanhas de salvaguarda, cines-patrimônio, concursos e feiras culturais.

Como participar

Os interessados podem aderir gratuitamente até o dia 30 de julho de 2025, por meio do link https://abre.ai/jornadapatrimonioms. Além disso, os participantes receberão um press-kit com identidade visual, modelo de certificado e orientações sobre o uso do Selo da Jornada Estadual do Patrimônio, que reconhecerá institucionalmente as ações inscritas.

Por fim, as experiências mais relevantes poderão, ainda, integrar publicações oficiais de Boas Práticas de Patrimônio e Educação Patrimonial em MS.

A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, reforça o convite aos municípios sul-mato-grossenses. “A Jornada é uma oportunidade única para que cada cidade mostre seus valores culturais e fortaleça o vínculo da comunidade com sua história. Nossa intenção é construir uma política pública de memória e educação patrimonial descentralizada, viva e participativa. Convidamos todos os municípios a se engajarem e fazerem parte dessa construção coletiva.”

O encerramento oficial da Jornada acontecerá em setembro de 2025, com destaque para a realização da 1ª Jornada de Educação Patrimonial e o 15º Simpósio de Educação, nos dias 14 e 15 de agosto, eventos que devem reunir educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o Estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail patrimonioculturalfcms@fcms.ms.gov.br ou pelo telefone/whatsapp (67) 3316-9155.

Fonte: Secom/Gov.ms