No momento, você está visualizando FAKENEWS: Jacarés estão invadindo praias do Brasil, diz americano
No twitter, Ken escreve de forma irresponsável na legenda: "No Brasil, uma invasão de crocodilo que inundou uma das praias com várias centenas, até milhares, e a população local está em pânico

FAKENEWS: Jacarés estão invadindo praias do Brasil, diz americano

No Twitter, o vídeo viralizou, foram mais de 160 mil curtidas, 7 mil comentários e 10 milhões de visualizações

O apresentador e radialista norte-americano Ken Rutkowski compartilhou um vídeo no Twitter alegando que, no Brasil, “uma invasão de jacarés inundou uma das praias, com centenas, até milhares” de répteis. O vídeo é real e foi gravado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas as informações da legenda de Ken são inverídicas.

Não há praias em Mato Grosso do Sul. Aliás, a espécie filmada é jacaré, não crocodilo. Assim, ao finalizar a legenda, o apresentador fala que a “população está em pânico”, porém, no Pantanal, o ponto onde o vídeo gravado é como habitat dos animais.

Na própria narração da gravação original, um homem fala que o vídeo estava sendo gravado no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, na região do Nabileque. Portanto, esta localidade é muito conhecida pela grande densidade de jacarés.

No twitter, Ken escreve de forma irresponsável na legenda: “No Brasil, uma invasão de crocodilo que inundou uma das praias com várias centenas, até milhares, e a população local está em pânico (traduzindo)”.

Além da legenda apresentar a informação errônea, o norte-americano se refere aos répteis como “crocodilos”, espécie que não existe no Brasil.

No Twitter, o vídeo viralizou, foram mais de 160 mil curtidas, 7 mil comentários e 10 milhões de visualizações. Alguns internautas brasileiros chegaram a rebater a legenda do apresentador norte-americano, alegando que o radialista estava errado.

Na narração, o homem que gravou o vídeo diz: “Para vocês que nunca viram jacarés, rio Nabileque. Pantanal, Mato Grosso do Sul. Município de Corumbá”.

Jacarés no Brasil

Pertencente a um grande patrimônio ecológico – o Pantanal – caracterizado como um ecossistema habitado por inúmeras espécies da flora e da fauna, que se traduzem em movimentos de formas, cores e sons, sendo um dos mais belos espetáculos da Terra.

Dentre o gigantesco número de espécies que habitam este bioma, destaca-se o jacaré-do-pantanal, também apelidado de jacaré-piranha, devido aos seus pontudos e visíveis dentes, mesmo de boca fechada.

Além disso, esta espécie de jacaré, habita a parte central da América do Sul. Desde o norte da Argentina até o sul da bacia Amazônica, mas ocorre principalmente no Pantanal e em rios do Paraguai.

Este réptil alimenta-se principalmente de peixes e outros vertebrados aquáticos, além de invertebrados como caramujos e insetos, principalmente quando estão na fase jovem.

Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies. Ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque.

Também controlam a população de insetos e dos gastrópodes (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d’água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.

Fontes: fvoprecursor, G1, fvosite,