A Jabuticaba-branca, que poucas pessoas conhecem no Brasil, é uma fruta bastante rara no mundo, confira mais detalhes a seguir sobre
A jabuticaba é uma fruta bastante tradicional do Brasil, conhecida por sua casca escura e sabor doce, usada em sucos, doces e até vinhos, porém, uma variação rara dessa fruta, a jabuticaba-branca, é pouco conhecida pela população.
Cultivada principalmente na região sudeste do Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a jabuticaba-branca é uma das frutas mais exóticas do país — e do mundo. Você pode encontrá-la ao longo do Rio Doce e na Zona da Mata mineira.
Diferente da versão tradicional, sua casca é de um tom verde, que não muda de cor mesmo quando a fruta já está madura. Embora o nome sugira uma cor branca, a jabuticaba-branca apresenta uma casca amarelo-esverdeada quando madura e uma textura aveludada.
Ela é fonte de vitamina B e C, fósforo, ferro e cálcio, sendo excelente para o fortalecimento do sistema imunológico e para a formação de hemoglobina.
Características da jabuticaba-branca e seu cultivo
Assim como a jabuticaba tradicional, a versão branca pertence à família Myrtaceae. A árvore da jabuticaba-branca, chamada Myrciaria aureana, é uma planta perene, que pode atingir até 5 metros de altura.
Sua floração ocorre no final do inverno e no início da primavera. Com flores brancas que brotam diretamente nos troncos da árvore, dando origem aos frutos.
A frutificação ocorre entre os meses de janeiro e março, período em que a jabuticaba-branca apresenta sua melhor qualidade e sabor.
Desde quando existe a jabuticaba-branca?
Embora a jabuticaba como um todo seja uma fruta com descrições que remontam aos tempos coloniais (século XVII), a jabuticaba-branca em particular tem registros mais específicos. Amostras de uma “jaboticaba branca” foram coletadas em 1877 por Auguste Glaziou. Então diretor de Parques e Jardins, entre as localidades de Sete Pontes e Barreto, hoje área urbana de Niterói (RJ).
Fonte: exame