Você está visualizando atualmente Itália lança visto para nômades digitais; veja como se inscrever
O decreto do governo italiano define um nômade digital como um cidadão de estados não pertencentes à União Europeia

Itália lança visto para nômades digitais; veja como se inscrever

Entrou em vigor este mês uma lei assinada em março de 2022 que prevê facilitar a vida dos nômades digitais

A Itália costuma ser associada a um destino de férias, mas agora o país também quer ser referência para trabalho, mais especificamente para aqueles profissionais conhecidos como nômades digitais, ou seja, pessoas que possuem uma atividade que pode realizar remotamente e aproveitam para atuar em diferentes locais de tempos em tempos.

Assim, entrou em vigor este mês uma lei assinada em março de 2022 que prevê facilitar a vida dos nômades digitais que querem ficar um pouco mais no país.

Aliás, os candidatos devem provar que podem custear moradia adequada e que foram atuaram como nômades digitais ou trabalhadores remotos em outro local durante pelo menos seis meses antes. Além disso, também requisitada uma declaração assinada pelo empregador sobre a atuação do profissional.

Barrados

Pessoas que tenham sido condenadas por um crime nos últimos cinco anos. Mesmo com pena indefinida, terão automaticamente rejeição no processo de visto, informou o governo.

Duração

A lei prevê que o visto tenha duração de um ano e terá emissão como “nômade digital – trabalhador remoto”. Será possível renová-lo, desde que o profissional atende aos meus critérios listados acima.

Fisco

Os candidatos também devem estar em conformidade fiscal na Itália antes de solicitar o visto. Na maioria das vezes, informa a EuroNews, a administração fiscal italiana entrará em contato com o equivalente no país de origem do requerente.

Ao EuroNews, o consultor em imigração de profissionais Damien O’Farrell recomendou que os interessados consultem um especialista sobre impostos na Itália para entender o que será necessário pagar e qual a documentação necessária.

Onde pedir

Para fazer a solicitação, é preciso comparecer presencialmente no consulado italiano do país de residência. Recomenda-se se informar antes qual o procedimento para agendamento. Aliás, as autoridades adiantam que será necessário entregar toda a documentação no momento da solicitação do visto, incluindo os antecedentes criminais.

Após a aprovação do visto, o profissional terá oito dias a partir da sua chegada à Itália para solicitar uma autorização de residência, também conhecida como permesso di soggiorno.

Fonte: epocanegocios