Iphan pode contribuir com o turismo em Naviraí
O Prefeito Rodrigo Sacuno recebeu em reunião os arqueólogos Rafael Saldanha e José Augusto Carvalho, chefes da divisão técnica do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para duscitirem como a autarquia pode contribuir com o turismo em Naviraí.
O Iphan protege, preserva e promove o patrimônio cultural brasileiro, que inclui bens materiais (como edifícios, centros históricos, sítios arqueológicos e acervos) e imateriais (como festas, saberes e ofícios). Suas atividades envolvem o tombamento de bens, a gestão de patrimônios reconhecidos pela UNESCO, o monitoramento e a salvaguarda de bens culturais, além de projetos de preservação e fomento.
O Prefeito Rodrigo Sacuno agradeceu a visita e se colocou à disposição para estudos futuros, que possam favorecer o município. Esses estudos estão dentro das áreas de domínio federal. Os arqueólogos desenvolvem, sobretudo, seus estudos de forma permanente. Eles pensam não só na preservação, mas também na criação de áreas atrativas para o turismo. Esse turismo pode ser fonte de renda para moradores e gerar mais receitas ao município.
Sobre a gestão Compromisso com o Futuro
Em Naviraí, a “Gestão Compromisso com o Futuro” refere-se à administração do governo municipal, liderada pelo prefeito Rodrigo Sacuno. Nesse sentido, enfatiza o planejamento e a execução de projetos voltados para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população. Assim, a gestão busca promover ações em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente. Dessa forma, foca em melhorias urbanas, bem como em sustentabilidade e por fim, inclusão social. Ademais, a administração trabalha para garantir avanços consistentes e duradouros para todos.
Na área da saúde, a gestão realizou o primeiro transplante de rim de 2025 em Naviraí e, além disso, implantou projetos como a equoterapia. No campo das iniciativas educacionais, promoveu a distribuição de kits escolares para alunos da rede municipal. Assim, visa a igualdade de oportunidades e o bom desempenho escolar. Por fim, na transformação digital, adotou protocolos e serviços 100% online. Dessa forma, garante mais agilidade e transparência nos atendimentos da prefeitura, especialmente na área de meio ambiente.
Fonte: PM Naviraí




