Segundo o FBI, os golpistas procuram novos alvos acessado perfis nas redes sociais
Dessa forma, segundo as informações divulgadas pela emissora WKYT, tudo começou quando Jennifer DeStefano, mãe de uma adolescente de 15 anos, recebeu uma chamada suspeita de um contato desconhecido.
Ao atender a ligação, Jennifer surpreendida pela suposta voz da filha em prantos. Por coincidência, a jovem estava em outra cidade no momento do contato, o que deixou a mãe ainda mais preocupada.
Logo em seguida, ela relata que ouviu a voz de um homem anunciado o sequestro:
“Estou com sua filha. Se você chamar a polícia ou qualquer um, vou entupi-la de drogas e deixá-la no México”.
Por isso, o criminoso aceitou US$ 50 mil pelo resgate, enquanto a voz da jovem pedindo ajuda continuava ecoando no telefone. Felizmente, a polícia acionada ainda durante o contato. Após confirmar que a vítima estava segura, a mulher encerrou a chamada.
Como é a Inteligência artificial no golpe do sequestro
Um especialista da Universidade Estadual do Arizona explicou que bastam três segundos de amostra de áudio para conseguir clonar a entonação, bem como a emoção de uma voz usando IA.
Segundo o FBI, os golpistas procuram os alvos acessado as redes sociais. Uma dica para contornar o problema é manter o perfil fechado, alertam as autoridades.
Em entrevista a emissora americana, Jennifer disse que era quase impossível saber que a voz era falsa:
”Era a voz dela, a entonação e assim que ela teria chorado. Nunca duvidei nem por um segundo que fosse ela. Essa é a parte esquisita que realmente me deixou preocupada”.
Fonte: olhardigtal