O Instagram expandiu suas funcionalidades com três novos recursos — Instagram Map, Reposts e a aba “Amigos” no Reels — ao se inspirar nos concorrentes Snapchat e TikTok
O Instagram está expandindo suas funcionalidades com três novos recursos: Instagram Map, Reposts e a aba “Amigos” no Reels — todos com forte inspiração em plataformas rivais como Snapchat e TikTok.
Sobretudo, o recurso do mapa já vinha sendo testado no Brasil, mas agora a função vem sendo disponibilizada de maneira mais ampla.
Como será o Instagram Maps
- Lançado nos EUA e em breve disponível globalmente, o Instagram Map permite que usuários compartilhem sua localização mais recente (opcional e desativada por padrão) e descubram conteúdo com base em lugares visitados por amigos e criadores.
- Embora não forneça atualizações em tempo real como o Snap Map, permite visualizar postagens feitas em determinados locais, como festivais ou restaurantes.
- O mapa também incorpora as “Notas”, pequenas mensagens que usuários podem deixar visíveis para outros. Esse movimento remete à extinta rede Zenly, encerrada pelo Snap em 2023.
Reposts de Reels e postagens públicas
Seguindo os passos do TikTok e do X (ex-Twitter), o Instagram agora permite repostagens de Reels e posts públicos. Contudo, essas republicações aparecem tanto no feed dos amigos quanto em uma nova aba “Reposts” no perfil do usuário. Também é possível adicionar um comentário à republicação.
Já disponível globalmente, a aba “Amigos” mostra os Reels públicos com os quais seus amigos interagiram — curtidas, comentários, repostagens ou criações próprias. Para preservar a privacidade, é possível ocultar ou silenciar suas interações ou as de outros usuários.
Com essas novidades, o Instagram busca consolidar seu ecossistema social, ampliando suas ferramentas de descoberta, compartilhamento e engajamento — e se posiciona com mais força frente ao Snapchat e TikTok.
Sobre o Instagram
Por fim, descubra quem criou o Instagram.
O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger.
Eles lançaram o aplicativo em 6 de outubro de 2010. Kevin era responsável principalmente pelo design e pela ideia inicial, enquanto Mike cuidava mais da parte de engenharia e desenvolvimento. Ambos são formados por universidades renomadas — Systrom por Stanford e Krieger também.
Em 2012, o Facebook (agora Meta) comprou o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares, apenas dois anos após o lançamento.
Fonte: olhar digital