Instabilidade e chuva em MS nesta quarta
A previsão indica que esta quarta-feira (11) começa com tempo firme em todo o estado, porém a mudança no padrão climático deve ocorrer entre a tarde e a noite levando instabilidade e chuva, principalmente nas regiões leste, norte e nordeste de MS.
De acordo com a meteorologia, as pancadas de chuva nessas áreas podem ser mais intensas e acompanhadas de rajadas de vento. As instabilidades ocorrem por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que permanece sobre o estado e mantém o tempo instável. Os ventos sopram do quadrante norte e podem atingir até 60 km/h.
Na capital, o dia será marcado por sol e aumento de nuvens à tarde. À noite, o céu continua com muita nebulosidade, mas sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 20°C e 32°C.
Interior
No interior, a princípio, o cenário é dividido entre calor, céu encoberto e, às vezes, pancadas de chuva ao longo do dia. Em Corumbá, os termômetros oscilam entre 25°C e 33°C, com sol e céu nublado. Do mesmo modo, Aquidauana registra mínima de 24°C e máxima de 34°C, bem como sol entre nuvens. Por outro lado, em Porto Murtinho, a máxima pode chegar a 36°C, com mínima de 26°C e céu nublado.
Além disso, nas cidades onde a previsão indica chuva durante o dia, as temperaturas seguem elevadas. Em seguida, em Coxim, a mínima é de 22°C e a máxima de 29°C. Enquanto isso, em Dourados, os termômetros variam entre 23°C e 35°C. Do mesmo modo, Três Lagoas tem mínima de 22°C e máxima de 31°C. Por fim, Iguatemi pode alcançar 36°C, com mínima de 24°C e sol com céu nublado.
A tendência é que a ZCAS continue influenciando o tempo nos próximos dias, mantendo o padrão de calor e pancadas de chuva típicas do verão sul-mato-grossense.
Sobre o Cemtec
O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc.
O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.
Fonte: Cemtec



