No momento, você está visualizando INSS: Correios começam a atender aposentados no dia 30 de maio
A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS, que sofreram descontos indevidos, poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios de todo o país. Foto: agência brasil

INSS: Correios começam a atender aposentados no dia 30 de maio

Na próxima sexta-feira, 30 de maio, as agências dos Correios de todo o Brasil, começam a atender aposentados e pensionistas do INSS, que foram vítimas de descontos indevidos, confira

A partir da próxima sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram vítimas de descontos indevidos no benefício poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios de todo o país. Anunciaram a medida como alternativa para aqueles que não conseguem resolver a situação pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Os Correios habilitarão um total de 4.730 agências para esse atendimento. Sobretudo, a lista completa das unidades participantes será divulgada nos próximos dias.

De acordo com a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, 20 mil atendentes estão passando por treinamento, que começou na segunda-feira (26), para garantir suporte adequado aos segurados.

— “Nas agências, o aposentado ou pensionista vai poder identificar se teve descontos ou não na folha de pagamento e qual associação fez essa prática. Também poderá contestar o desconto e solicitar o ressarcimento”, explicou Juliana.

Como vai funcionar

Ao identificar um desconto indevido, o aposentado poderá formalizar uma contestação diretamente na agência dos Correios. Contudo, a partir disso, a entidade responsável pelo desconto terá 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização do desconto ou para devolver o valor corrigido ao beneficiário.

Se a associação apresentar os documentos, o segurado poderá conferir e decidir se reconhece ou não a validade dessas autorizações. Todavia, os usuários poderão fazer esse acompanhamento pelo aplicativo Meu INSS ou em um novo comparecimento à agência dos Correios.

Documentos necessários

O atendimento nas agências será simples. Basta apresentar um documento de identificação com foto. Não é necessário levar contracheques ou outros comprovantes. Todavia, no caso de segurados impossibilitados de comparecer, um representante legal poderá realizar o atendimento, desde que leve uma procuração devidamente autenticada.

Expansão do atendimento

O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, afirmou que a ampliação do atendimento visa garantir que todos os aposentados e pensionistas tenham acesso à solução, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades com o atendimento digital ou telefônico.

— “Estamos oferecendo mais esse canal. Ninguém ficará prejudicado”, afirmou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, destacando que a parceria com os Correios aproveita a ampla capilaridade da empresa pública, presente em praticamente todos os municípios do país.

Impacto dos descontos indevidos

Dados do INSS apontam que 5 milhões de beneficiários ainda não verificaram possíveis descontos. Até agora, foram registradas 1,8 milhão de contestações. Segundo Waller, caso todas essas contestações sejam confirmadas como irregulares, o valor total a ser ressarcido pode chegar a R$ 1 bilhão.

— “Mas ainda estamos no prazo para que as instituições apresentem defesa ou realizem o ressarcimento”, ressaltou.

Não há necessidade de pressa

O presidente do INSS reforçou que não há prazo limite para realizar o procedimento de contestação. O atendimento permanece aberto indefinidamente, tanto pelos Correios quanto pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.

— “Não precisa correr, nem formar filas. Quem já resolveu pelo app ou telefone não precisa ir aos Correios”, orientou.

Alerta contra golpes

Por fim, Waller também fez um alerta importante: o INSS não faz contato ativo por telefone, e ninguém deve passar dados pessoais a terceiros. Contudo, o atendimento oficial ocorre exclusivamente pelos canais autorizados: aplicativo Meu INSS, telefone 135 e, a partir do dia 30, nas agências dos Correios credenciadas.

Foto: Gov.MS