A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 foi aberta na terça feira (24) até o dia 4 de junho. Sendo assim, a avaliação é para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.
As provas, tanto para os ensinos fundamental e médio, serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todas as unidades federativas. Para acessar a página de inscrição no Encceja 2022 entre no site enccejanacional.inep.gov.br.
Além disso, a idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, na data da prova. No entanto, para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita.
O edital com diretrizes, procedimentos e prazos para a edição 2022 do exame está publicado no Diário Oficial da União do último dia de 16 de maio. De acordo com o Inep, não haverá, nesta edição, necessidade de apresentação de justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior.
“ Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes de 2021 que vão fazer as provas novamente. A medida tomada em vista do contexto da pandemia de covid-19 que impediu a realização da última edição”, informou o instituto.
Encceja 2022
As cidades que aplicarão o Encceja 2022 ficarão liberadas no sistema do exame e no portal do Inep. Os atendimentos especializados deverão ser feito durante o período de inscrições (de 24 de maio a 4 de junho).
O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Certamente, as secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Fonte: agenciabrasil.ebc