Encceja 2025 é oportunidade para jovens e adultos que não terminaram o ensino médio
Jovens e adultos que não concluíram os estudos têm uma oportunidade agora: estão abertas as inscrições para o Encceja 2025 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2025. Todavia, o prazo vai até o dia 2 de maio. Portanto, esse mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.
O Encceja é aplicado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Contudo, é de graça e voluntário para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
Desde 2002, o Encceja certifica competências adquiridas em ambientes escolares, experiências de vida e trabalho. Secretarias de Educação e institutos federais usam os resultados como base para emitir certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Inscrição para o Encceja 2025 vai até 2 de maio, confira mais detalhes a seguir sobre
Além de contribuir para a retomada da vida escolar de milhares de brasileiros, o Encceja também orienta políticas públicas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
Para o ensino fundamental, as disciplinas avaliadas são matemática, Língua Portuguesa e Estrangeira, Artes, e Ciências Humanas. Para o ensino médio, serão também quatro provas objetivas, nas mesmas disciplinas.
Sobretudo, o exame acontece em dois turnos, e a prova tem duração máxima de quatro horas pela manhã. Além de 5 horas de duração à tarde.
A data das provas já está marcada: dia 3 de agosto.
Sobre o Encceja
Por fim, veja duas curiosidades sobre o Encceja.
- É para todas as idades (com restrições): Muita gente pensa que o Encceja é só para jovens e adultos, mas qualquer pessoa que não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade apropriada pode participar, desde que tenha a idade mínima exigida: 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.
- Não precisa ter concluído o fundamental para fazer o médio: interessantemente, quem tem mais de 18 anos pode se inscrever diretamente para a prova do ensino médio, mesmo sem ter o certificado do ensino fundamental.
Fonte: agência brasil