Você está visualizando atualmente Índia aprova primeira vacina de DNA contra Covid-19 do mundo
Esta é a primeira vacina de DNA humano do mundo contra Covid-19

Índia aprova primeira vacina de DNA contra Covid-19 do mundo

A vacina de três doses ZyCoV-D preveniu doenças sintomáticas em 66% dos vacinados

O regulador de medicamentos da Índia aprovou a primeira vacina de DNA contra Covid-19 do mundo para uso emergencial. A vacina de três doses ZyCoV-D preveniu doenças sintomáticas em 66% dos vacinados, de acordo com um estudo provisório citado pelo fabricante da vacina Cadila Healthcare.

A empresa planeja fazer até 120 milhões de doses da segunda vacina doméstica da Índia a cada ano. As vacinas de DNA anteriores funcionaram bem em animais, mas não em humanos.

A Índia já administrou mais de 570 milhões de doses de três vacinas aprovadas anteriormente – Covishield, Covaxin e Sputnik V. Cerca de 13% dos adultos foram totalmente vacinados e 47% receberam pelo menos uma injeção desde o início da viagem em janeiro.

A Cadila Healthcare disse que realizou, nesse sentido, o maior ensaio clínico para a vacina na Índia até agora, envolvendo 28.000 voluntários em mais de 50 centros. Esta é também a primeira vez, afirmou a empresa, uma vacina Covid-19 testada em jovens na Índia – 1.000 pessoas pertencentes ao grupo de 12-18 anos. O jab foi considerado “seguro e muito bem tolerado” nessa faixa etária.

A terceira fase principal dos testes clínicos foi conduzida no pico da segunda onda mortal do vírus. O fabricante da vacina acredita que isso reafirmou a “eficácia do jab contra as cepas mutantes”, especialmente a variante Delta, altamente infecciosa.

“Estou muito animado com a vacina porque ela oferece um grande potencial. Se essa injeção funcionar, o futuro da vacinação se tornará logisticamente mais simples”, disse o professor Shahid Jameel, um conhecido virologista.

Como essa vacina funciona?

DNA e RNA são os blocos de construção da vida. São moléculas que carregam, portanto, a informação genética que passa de pais para filhos.

Como outras vacinas, uma vacina de DNA, uma vez administrada, ensina o sistema imunológico do corpo a combater o vírus real.

O ZyCoV-D usa plasmídeos ou pequenos anéis de DNA, que contêm informações genéticas, para aplicar o jab entre duas camadas da pele.

Os plasmídeos carregam informações para as células para formar a “proteína do pico”, que o vírus usa para se agarrar e entrar nas células humanas.

A maioria das vacinas Covid-19 funcionam dando ao corpo instruções para fazer um fragmento da proteína spike para que ele possa ativar o sistema imunológico de uma pessoa para produzir anticorpos e aprender a lutar contra o vírus.

O que faz a diferença dessa vacina de DNA?

Esta é a primeira vacina de DNA humano do mundo contra Covid-19. Existem várias vacinas de DNA aprovadas nos Estados Unidos, por exemplo, para uso em animais, incluindo uma vacina para uma doença em cavalos e uma vacina contra o câncer de pele em cães.

Ft: bbc